O Teatro Municipal de Bragança (TMB) reabre portas em setembro com mais de 40 espetáculos até ao final do ano, com destaque para o Bragança ClassicFest e o Bô Jazz - Vicente de Sousa Fest.
Depois de ter estado encerrado no mês de agosto, como é habitual, o TMB apresenta uma nova agenda cultural para os meses de setembro a dezembro, com bilheteira aberta a partir da próxima terça-feira.
O Festival Bragança ClassicFest tem apresentação a 12 e 13 de setembro, com lançamento para o evento que vai decorrer ao longo de três fins de semana, de 26 de setembro a 10 de outubro. O espetáculo de abertura, no teatro municipal, fica a cargo da orquestra Virtuosi Del Teatro Alla Scala de Milão, que atuará também no dia seguinte.
O ClassicFest conta ainda com O Bando de Surunyo, DSCH - Schostakovich Ensemble & Maria Rueff, Quinteto de Metais ‘100 Caminhos’, a atuação de Filipe Pinto-Ribeiro (diretor artístico do festival) e a orquestra de Câmara de Budapeste ‘Franz Liszt’.
Nesta edição, o festival terá um concerto de Natal, do Bragança Classic Lab, a 15 de dezembro, no teatro municipal.
No mês de novembro, entre os dias 17 e 21, acontece a segunda edição do Bô Jazz, um festival que homenageia o legado de Francisco Manuel Vicente de Sousa. O evento traz a Bragança André Rosinha Trio, Eupnea, Fábio de Almeida, L.U.M.E - Lisbon Underground Music Ensemble e Sexteto de Jazz de Lisboa.
A nova agenda cultural integra ainda vários concertos de artistas como Bruno Pernadas, The Boojums, Luís Trigacheiro, Miguel Araújo e Sereias, mas também espetáculos de teatro, como “Potnia Theron”, de Hélia Correia pelo Teatro da Terra, e “A Alma do Senhor Hitchcock”, por Aquella Companhia e Ángel Fragua, entre outros.
Dos mais de 40 espetáculos, o TMB será ainda palco de artes circenses, com “Pasto”, a 07 de novembro, e “Yûgen”, a 25 do mesmo mês.
Como é habitual, a programação é dedicada também aos mais novos, com várias peças de teatro e ações formativas, entre elas uma oficina de criação e interpretação com a atriz Maria João Luís, que acontece em 17 de setembro.
A programação deste ano encerra a 19 de dezembro com espetáculo de dança “O Quebra Nozes”, pelo Tchaikovsky National Ballet.
Lusa