Iniciou-se hoje, em Vila Real, a 5.ª Edição do curso “A Formação Financeira na Formação Profissional”, dirigido a formadores do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

O curso insere-se no âmbito do Acordo de Cooperação assinado entre o Conselho Nacional de Supervisores Financeiros (Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões, Banco de Portugal e Comissão do Mercado de Valores Mobiliários) e o IEFP, com o objetivo de promover a integração de conteúdos de formação financeira nos percursos formativos da formação profissional.

Esta 5.ª edição pretende capacitar formadores do IEFP da região de Trás-os-Montes, permitindo-lhes atuar como agentes multiplicadores juntos dos públicos objeto da sua intervenção.

Este efeito multiplicador é, aliás, um dos aspetos mais importantes desta parceria, como destacou Rui Fidalgo, representante da Comissão de Coordenação do Plano Nacional de Formação Financeira (PNFF), na sessão de abertura desta 5.ª edição, ao frisar que “Esta é uma parceria com um potencial enorme. O IEFP, pela sua importância estratégica na formação profissional, constitui um parceiro chave na disseminação dos conteúdos de formação financeira”.

A escolha da região de Trás-os-Montes é também o reflexo de uma aposta clara na descentralização das iniciativas do PNFF. “A formação financeira é uma necessidade de toda a população e como tal temos de envidar todos os esforços para que ela chegue a um número crescente de portugueses”.

Em 2018, o projeto com o IEFP permitiu a realização de 42 ações de formação financeira, dirigidas a aproximadamente 900 formandos. Em 2019 o PNFF prevê alcançar mais de 2000 formandos com a concretização de 100 ações de formação financeira.

À semelhança das edições anteriores, que tiveram lugar nas cidades de Lisboa, Porto, Coimbra e Beja, o curso de Vila Real é ministrado por formadores dos três supervisores financeiros e tem por base os temas, subtemas e objetivos definidos nas Unidades de Formação de Curta Duração (UFCD) do Referencial de Educação Financeira, que integram o Catálogo Nacional de Qualificações desde 2017.



PARTILHAR:

"Ponte da Assureira" vai ter estrada com a ajuda do Exército

Dois feridos com arma branca e um detido após agressão em Vila Real