PSP, bombeiros e Câmara de Bragança estão desde terça-feira a utilizar exclusivamente ligações telefónicas móveis, devido a uma avaria nos cabos da PT. As chamadas do exterior são reencaminhadas para telemóveis.

Desde terça-feira que uma parte da cidade de Bragança está com avarias nos telefones e na ligação à televisão por cabo devido a um estrago nos cabos enterrados, que poderá ter sido provocada pelos trabalhos nas obras na Avenida General Humberto Delgado. A PSP, os bombeiros e a Câmara Municipal são alguns dos serviços públicos afectados que, desde então, estão a utilizar exclusivamente telefones móveis para as comunicações com o exterior.

Todas as chamadas de utentes feitas para os números fixos da PSP e dos bombeiros estão a ser reencaminhadas para números de telefones móveis.

O segundo comandante dos Bombeiros Voluntários de Bragança, Carlos Martins, explicou que, apesar do transtorno, não há problemas ao nível do socorro das emergências, pois as chamadas são reencaminhadas para o serviço móvel. \"Nenhuma emergência ficou por ser atendida\", garantiu. No entanto, ontem à tarde, o JN, ligou diversas vezes para os números fixos dos bombeiros, PSP e 112 e apenas as ligações para a Polícia foram atendidas.

Na PSP, o problema a nível operacional não afecta o trabalho dos agentes, \"porque existem meios via rádio\", justificou o comandante, Amândio Correia, que admitiu que o serviço interno é afectado. O JN constatou que, na PSP, todas as comunicações feitas do exterior, que normalmente caem na central, agora são encaminhadas para um telemóvel que o agente que atende tem de transportar ao destinatário da chamada em qualquer ponto do quartel.

O presidente da Câmara, Jorge Nunes, admitiu que a avaria está a causar \"muitos transtornos\" nos serviços do município e adiantou que, anteontem, ao final da tarde, as comunicações foram restabelecidas, após a intervenção de técnicos da PT, \"mas ontem uma máquina voltou a cortar outro cabo, e ficámos novamente sem telefone\", referiu.

A autarquia é a proprietária da obra, mas a empreitada foi adjudicada a uma construtora. O local está a sofrer uma intervenção profunda, nomeadamente, a construção de um viaduto.



PARTILHAR:

Principal actividade económica

Donzília Martins