O sector do granito em Vila Pouca de Aguiar emprega directamente cerca de duas mil pessoas e movimenta 30 milhões de euros por ano, disse fonte da autarquia.

O granito, indústria de extracção e transformação, representa a principal actividade económica do concelho, possuindo, segundo a Associação dos Industriais do Granito (AIGRA), cerca de 80 pedreiras todas legalizadas e 20 empresas de transformação.

Domingos Ribeiro, da AIGRA, referiu que a extracção de granito criou neste concelho cerca de 2000 postos de trabalho directos e 3000 indirectos

Para promover o sector, a autarquia de Vila Pouca de Aguiar e a Associação Empresarial do Alto Tâmega (ACISAT), com o apoio da Empreendimentos Hidroeléctricos do Alto Tâmega e Barroso (EHATB), realizam entre sexta e segunda-feira a VII Feira do Granito.

A organização espera a visita de cerca de 35 mil pessoas, que poderão adquirir as três pedras certificadas do concelho, designadamente Cinza Pedras, Amarelo Real e Cinza Real que são utilizadas em casas (exteriores e interiores), pavimentações ou esculturas.

Para o presidente da câmara, Domingos Dias, a feira \"é o evento socio-económico mais importante da Capital do Granito que se afirma a nível nacional\", contribuindo, para o efeito, \"as novas vias de comunicação, as zonas cativas para equilibrar a exploração e o ambiente, e a eficiente comercialização\".

No decorrer do evento realizam-se as IV Jornadas do Ambiente que, este ano, vão debater a gestão de aterro de resíduos inertes na recuperação paisagística das pedreiras, a problemática dos resíduos da indústria do granito, as árvores no meio urbano, a qualidade da água, entre outras temáticas ligadas ao meio ambiente.



PARTILHAR:

Ministro vai clarificar

Socorrem-se de ligações móveis