Os moradores do Bairro de Santa Maria, em Vila Real, estão «cansados de promessas por altura das eleições, que, depois, nunca são cumpridas», conforme disseram, ao JN, várias pessoas residentes naquela zona.

Além do mais, como o bairro está dividido por duas freguesias, uma delas dentro do perímetro urbano da cidade, nem sempre é fácil saber a quem recorrer com vista à resolução dos problemas.

Alfredo Penelas é um dos que aceitam dar a cara \"O bairro está dividido por duas freguesias, mas tanto de um lado como do outro não nos ligam. Na zona que pertence à freguesia de Nossa Senhora da Conceição, é só buracos. Do lado de Mouçós, está a estrada asfaltada, mas, ao longo de 600 metros e dezenas de moradias, ninguém tem saneamento, não se percebe bem porquê\".

Lícinio Pereira é outro dos moradores descontentes \"Os carros passam a vida na oficina. São as direcções desalinhadas, as rótulas da direcção, as suspensões, os amortecedores. Não há quem aguente um piso tão mau e com tantos buracos\". No Inverno, a situação piora, porque os \"buracos enchem-se de água e, quando não chove, o gelo torna-se muito perigoso\", acrescenta.

Segundo os moradores, passam ali, \"várias vezes ao dia, pelo menos 150 veículos dos moradores na zona. Mas é preciso contar com pessoas que por aqui passam para outros lugares. Embora evitem fazê-lo cada vez mais\", diz, ainda, Lícinio Pereira.

As queixas estendem-se à \"sinalização e iluminação pública deficiente - nunca funcionam todas as lâmpadas - e à inexistência de um parque infantil\".

O presidente da Junta de Freguesia de Mouçós, Hermano Machado, lembra que \"tem havido uma preocupação, pelo menos da nossa parte, de ir efectuando arranjos pontuais, sempre que necessário. Sabemos que a câmara vai lançar até final do ano ou início do próximo o concurso para requalificação de todo o bairro e, portanto, não adianta fazer e depois desfazer. Na altura, resolve-se também a questão do saneamento\", garantiu.

Também o presidente da Junta de Freguesia de Nossa Senhora da Conceição, Isildo Paulo, aguarda \"o projecto de requalificação total do bairro, que está na calha há quase quatro anos, mas que agora parece estar a ganhar velocidade na câmara\", explica.

No dia em que o JN foi ao Bairro de Santa Maria, e passados poucos minutos, os serviços da Câmara Municipal foram ao local tapar alguns buracos.



PARTILHAR:

Direcção está demissionária

Celtirock muda para crescer