Os bombeiros da Cruz Branca de Vila Real implementaram um sistema de pedido de reforços através de mensagens de telemóveis, em detrimento do sonoro toque das sirenes, anunciou o comandante da corporação.

Álvaro Ribeiro, comandante dos Bombeiros Voluntários da Associação Humanitária da Cruz Branca de Vila Real, disse, à agência Lusa, que a sua corporação, de 120 elementos, desenvolveu um sistema para accionar os seus homens através de SMS.

Ou seja, \"em vez de accionar a tradicional sirene, o comando envia mensagens de telemóvel para os elementos do activo que são considerados necessários para a intervenção a efectuar\".

Álvaro Ribeiro considera que o \"sistema tem sido muito eficaz\". Acrescentou que o objectivo não é deixar de usar completamente as sirenes, mas recorrer a elas apenas em situações \"muito graves\", em que seja também necessário alertar a própria população.

Considera mesmo que, com o recurso às mensagens de telemóvel nas situações menos graves, também se evita a \"ansiedade e preocupação das pessoas\" provocado pelo toque das sirenes.

Explicou as mensagens podem ser enviadas especificamente a alguns bombeiros, como no recente caso do bombeiro de Cinfães desaparecido no Douro, em que o alerta SMS foi dado aos nove elementos do grupo de mergulhadores. Embora mais caro, é mais eficaz, disse.



PARTILHAR:

Proteger barragem

Marchas de Santo António