A Unidade de Engenharia 4, da Brigada de Intervenção, termina quarta-feira, em Vila Real, o exercício militar «Shama 081», correspondente ao final do seu aprontamento, antes de partir para o Líbano onde cumprirá missão sob responsabilidade da UNIFIL.

O exercício tem como finalidade praticar o planeamento, controlo e conduta de operações tácticas, associadas às Operações de Apoio à Paz (PSO), no quadro das missões e tarefas passíveis de serem desempenhadas pela Unidade de Engenharia, informou o Estado-Maior General das Forças Armadas.

A unidade será comandada pelo Tenente-Coronel de Engenharia Jorge Manuel Noronha da Silveira Alves Caetano e contará com um efectivo de 141 militares.

Portugal mantém no Líbano uma presença de 141 militares pertencentes à UnEng3 e conta com mais cinco oficiais integrados no Estado-Maior da UNIFIL. Este contingente militar permanecerá até ao final do mês de Maio neste teatro de operações, antes de ser rendido pela UnEng4, que continuará a assegurar a presença nacional no Sul do Líbano.

O exercício com a demonstração de capacidade da Unidade de Engenharia 4 será observado em Vila Real pelo Comandante Operacional, Tenente-General Artur Neves Pina Monteiro.

Na sua recente visita ao destacamento nacional no Sul do Líbano, em Fevereiro, o Presidente da República, Cavaco Silva, recordou que Portugal contribui desde de Novembro de 2006 com uma unidade de engenharia militar, procurando assim ajudar o futuro do Líbano. Cavaco Silva disse aos militares portugueses que estão a «prestar um grande serviço» à causa da paz, prestigiando o nome de Portugal.



PARTILHAR:

VII Festa Ibérica

Dinamizar hábitos de leitura