Atradicional romaria da Nossa Senhora da Pena, em Vila Real, contou este ano com aquele que é o maior andor do Mundo. 22 metros de altura, 12 de comprimento e duas toneladas de peso foram transportadas por mais de 50 homens, num trajecto de 800 metros. Esta foi a fórmula utilizada para o andor entrar para o livro de recordes do Guinness.

Assim que a meia centena de fiéis levantou o andor, os aplausos dos populares entoaram por todo o recinto. No final, o feito repetiu-se, quando o andor completou o percurso e os 50 homens saltaram de satisfação, ainda com o andor aos ombros.

Segundo membros da organização, esta romaria já era conhecida pela originalidade dos seus andores, \\"mas queríamos que Portugal reconhecesse o nosso empenho, uma vez que esta festa é organizada por pequenas aldeias\\". Em duas semanas, sete pessoas montaram o andor que poderá entrar para o Guinness.

Apesar dos apelos dos fiéis da Nossa Senhora da Pena para que o andor cresça ainda mais, Jacinta Rodrigues, responsável pela empresa de armadores, afirma que o andor nunca poderá vir a ser mais alto, por questões de segurança. \\"Já sabemos que a partir de agora nunca poderemos fazer um andor mais pequeno, por causa da fasquia que já alcançámos. Mas também não o vamos construir mais alto. Seria muito arriscado, por questões de segurança. Apesar de ter feito este andor com o máximo empenho e segurança, só depois da procissão acabar é que vou ficar completamente descansada. Um andor desta envergadura é sempre algo muito arriscado\\", confessa.

Abílio Gentil foi um dos muitos que colaboraram neste projecto e sente uma satisfação muito grande por fazer parte desta equipa. \\"Está aqui muito trabalho e muita dedicação. Este andor é uma verdadeira obra de arte e deve ser conhecida e reconhecida por todo o público. Penso que uma coisa destas escondida numa aldeia não tem qualquer sentido\\", diz.

Para a construção do andor, primeiramente é feita a sua estrutura em madeira. De seguida, é decorado com tecidos e outros materiais, como espelhos e plumas, de cor rosa, amarelo e azul, exclusivamente.

Para assistir à procissão, eram esperadas 30 mil pessoas, \\"mas acreditamos que já ultrapassamos largamente esse número\\", garantiu, ao JN, Paulo Costa, membro da organização.



PARTILHAR:

Gabinete de crise no local

Problema dos salários em atraso