A Associação Académica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (AAUTAD) vai promover, na próxima semana, um abaixo-assinado de protesto contra o Orçamento de Estado (OE) para 2003, que afirma prejudicar a qualidade de ensino naquele estabelecimento.

Pedro Torres, presidente da AAUTAD, disse hoje à Agência Lusa que aquela associação não se quer demarcar dos protestos que o orçamento previsto para 2003 está a provocar em todo o país.

A primeira medida a tomar é, segundo o estudante, a recolha do \"maior número possível de assinaturas\" entre os alunos da UTAD, que serão enviadas ao Governo antes da aprovação do Orçamento de Estado na Assembleia da República.

\"Aquilo que estamos a verificar, é que a factura dos custos do ensino superior, quem a está a pagar são os alunos universitários, quando compete ao Estado pagar\", afirmou.

Pedro Torres disse que a UTAD tem um orçamento previsto para o próximo ano de cerca de seis milhões de euros, menos um milhão do estabelecido no Orçamento de Estado para 2002.

\"O primeiro reflexo deste corte no financiamento vai-se reflectir no funcionamento da universidade e consequentemente na sua qualidade de ensino\", sublinhou.

Segundo Pedro Torres, menos dinheiro significa que os horários de funcionamento da biblioteca da UTAD sejam reduzidos, o que, na sua opinião, vai afectar o estudo e investigação dos alunos e docentes daquela instituição.

\"Em causa está também a impossibilidade substituir e comprar novos materiais de laboratórios e informáticos\", referiu.

Para o estudante, a situação começou por se complicar com as novas condições impostas pelo Governo, nomeadamente \"o aumento dos preços das cantinas e das residências que estão a prejudicar muito os alunos\".

Por se tratar de uma universidade periférica, Pedro Torres defende que a UTAD deveria sofrer uma discriminação positiva, o que frisou que não acontece.

\"Têm de ser dadas as mesmas oportunidades de ensino e de qualidade desse ensino a todos os estudantes do ensino superior, quer estejam a estudar em Lisboa ou em Vila Real\", afirmou.

O responsável salientou que a capacidade da UTAD de gerar receitas próprias \"é diminuta\", pois não é possível fazer parcerias com grandes empresas.

\"A forma de financiamento que está a ser utilizada está desajustada à realidade da UTAD\", frisou.

Hoje, em Vila Real, tem início a \"Semana do Caloiro\", que termina na terça-feira e vai trazer à cidade grupos musicais como os Dança Brasil, os Squeeze This Please, Da Weasel, Ez Special, GNR, os Mega, Swing, Mind da Gap e o cantor Jorge Palma.

A organização da \"Semana do Caloiro 2003\" custa à AAUTAD 100 mil euros.



PARTILHAR:

Jardim Botânico «pode morrer»

Massachusetts decide futuro do ensino bilingue