Voluntários vão construir uma barreira junto a uma estrada, na serra do Alvão, em Vila Real, para diminuir a mortalidade acidental causada pelo atropelamento de anfíbios, que tem levado ao decréscimo desta população, anunciou nesta terça-feira a autarquia.

O campo de voluntariado, \"Salvemos os sapos\", decorre na sexta-feira e no sábado.

A iniciativa junta a Câmara de Vila Real, o Parque Natural do Alvão (PNA) e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).

Os voluntários vão construir uma barreira, ao longo da Estrada Municipal 313, junto à Barragem do Alvão, que pretende a diminuição a mortalidade acidental causada pelo atropelamento de anfíbios, sobretudo na época reprodutiva.

O objectivo é evitar o atravessamento da estrada pelos anfíbios, canalizando-os para passagens inferiores e possibilitando-lhes o acesso aos locais de reprodução sem riscos de atropelamento.

Segundo explicou a autarquia, em comunicado, os atropelamentos têm causado uma diminuição assinalável dos anfíbios, em particular do sapo-comum.

Esta medida dirige-se essencialmente ao sapo-comum, mas pode beneficiar igualmente outras espécies, como, por exemplo, a salamandra-de-pintas-amarelas.

A iniciativa conta com o co-financiamento do Programa Operacional Regional do Norte (ON2), através do Seivacorgo.

Este projecto insere-se no Programa da Biodiversidade de Vila Real, que inclui ainda a iniciativa \"Proteger é conhecer\" e conta com um financiamento global de 1,7 milhões de euros.

A preservação dos anfíbios é uma das medidas definidas pelo Plano Sectorial da Rede Natura 2000 para a diminuição da mortalidade acidental dos anfíbios.



PARTILHAR:

Medo e fome entre os emigrantes portugueses em Londres

Investimento nas exportações