Depois de dois anos sem a celebração do Domingo de Ramos, dezenas de fiéis participam na eucaristia que celebra a entrada triunfal de Jesus Cristo em Jerusalém e inaugura também, a abertura da Semana Santa.

Dezenas de fiéis marcaram presença na Igreja de Mateus – Vila Real, para a celebração da Eucaristia que assinala o Domingos de Ramos. Uma celebração que esteve suspensa durante dois anos devido à pandemia da Covid-19.

O Pároco da Freguesia de Mateus, Pe. Ricardo Pinto refere que, “foi um tempo doloroso de alguma forma, primeiro o receio e medo desta pandemia, ficamos privados da vivência, por razões de segurança e higiene e por deliberações da Conferência Episcopal Portuguesa”.

Cada pessoa que participa nesta celebração, leva em mão ramos de oliveira muito usual nesta celebração. Antes da eucaristia, é realizado no exterior a bênção dos ramos, seguido de uma pequena procissão até à igreja. Para muitos devotos, os ramos têm diversos simbolismos, conforme afirma Pe. Ricardo, “a nível litúrgico, celebramos a entrada triunfal de Jesus Cristo em Jerusalém, marca o início desta semana maior, de importância maior para o católico que é a Semana Santa.

Este ritual que é de trazer os ramos, por tradição popular muitos guardam durante o ano nas suas casas, para depois em dias de trovoada puderem queimar, outro ponto de vista também é levar o ramo à madrinha, recordando o seu batismo”.

Outro ponto alto da celebração da Semana Santa é a Visita Pascal, também conhecido por Compasso Pascal. Depois de interrupção volta a realizar-se no próximo domingo no Concelho de Vila Real, com as devidas regras de higiene e segurança.


Galeria de Fotos


PARTILHAR:

Chaves, uma referência em Parkinson nos seniores com centro de reabilitação Orpea Giesta

Centro de Informação Antivenenos (CIAV)