A reparação da pista do aeródromo municipal de Vila Real começou hoje, dois anos depois de ter sido detetado um perigo de abatimento, permitindo retomar a carreira área dentro de um mês e meio, segundo a autarquia.

O presidente da Câmara de Vila Real, Rui Santos, referiu que o “processo foi demorado” porque foram necessários estudos profundos à pista, foi necessário ter um parecer da Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) e abrir dois concursos públicos, porque o primeiro ficou deserto.

A autarca referiu que dentro de “um mês e meio” a pista deverá estar operacional, permitindo retomar a carreira aérea (Bragança – Portimão) e a recolocação dos aviões de combate a incêndios da Proteção Civil.

A obra representa um investimento de meio milhão de euros.

Em julho de 2019, o município anunciou o encerramento do aeródromo municipal “por tempo indeterminado” à operação de aviões, depois de ter sido detetado "um perigo de abatimento na pista".

Em consequência do encerramento da pista aos aviões, já que os helicópteros continuam a poder aterrar, Vila Real deixou de ser paragem na carreira aérea que liga Bragança a Portimão (Faro), com passagem ainda em Viseu e Cascais (Lisboa).

Também os dois aviões médios anfíbios que ali estavam aparcados, no período crítico de incêndios, foram reposicionados, ficando posicionados localmente helicópteros.

Fotografia: Diário de Trás-os-Montes (para ver melhor clique na foto)



PARTILHAR:

Projeto “Palavras Cruzadas” com quatro estreias até setembro em Trás-os-Montes

Inauguração da exposição “Gotas de Cultura”