As colheitas de sangue em Vila Real passaram a ser feitas exclusivamente pelo Instituto Português do Sangue, uma medida que visa a rentabilização de meios e uma maior qualidade do serviço, disse hoje fonte do centro regional do Porto.

Marília Morais, responsável pelo Centro Regional de Sangue do Porto (CRS Porto), disse à Agência Lusa que as colheitas começaram hoje mesmo a ser feitas em Vila Real, nas instalações dos bombeiros da Cruz Branca.

No decorrer do próximo mês as equipas do CRS Porto, cada uma composta por um médico, dois enfermeiros e um administrativo, deslocam-se ao distrito de Vila Real mais sete vezes.

As recolhas serão feitas nos dias 07, 14, 21 e 28 nas instalações da Cruz Branca, no dia 14 a equipa desloca-se à Escola Secundária Camilo Castelo Branco, no dia 20 vai ao quartel dos bombeiros voluntários Flavienses, em Chaves, e no dia 28 a colheita será feita nas instalações da Caixa Geral de Depósitos de Vila Real.

Marília Morais referiu que a concentração da recolha de sangue no IPS está a ser feita praticamente em todo o país, resultando de uma directiva comunitária, e visa «uma melhor rentabilização dos meios técnicos e humanos e uma melhor qualidade do serviço».

O hospital de Vila Real dispõe apenas de um hematologista, que agora, segundo a responsável, poderá «apoiar unicamente as transfusões de sangue».

«Concentrando as colheitas podemos gerir melhor o banco de sangue, tal como fazer uma melhor distribuição dos grupos sanguíneos», salientou.

Acrescentou também a possibilidade de um melhor aproveitamento de todos os componentes do sangue, cujo prazo de validade varia entre os cinco e os 40 dias.

Para além disso, referiu que as colheitas passam a ser feitas com uma maior rapidez, evitando grandes esperas aos dadores.

O serviço de Imuno-Hemoterapia do hospital de Vila Real possui novas instalações há cerca de um mês, depois de obras que custaram cerca de 300 mil euros.

Este serviço possuía entre os 4.500 a 5.000 dadores e era praticamente auto-suficiente em termos de fornecimento de sangue.

A partir de agora, o fornecimento de sangue passa a ser feito apenas pelo IPS.



PARTILHAR:

Tamecanos 2008

Estagio de Shuai Jiao