O centro de vacinação covid-19 do Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS) Marão – Douro Norte vai ficar instalado no Regia Douro Park, após terem sido disponibilizados meios pela autarquia, anunciou na quarta-feira a Câmara de Vila Real.

Numa nota publicada na rede social Facebook, a Câmara de Vila Real frisou que a oferta para a criação de um centro de vacinação covid-19 e armazenamento refrigerado foi aceite pelas autoridades de saúde.

“O Município de Vila Real foi agora informado de que os meios disponibilizados irão de facto ser utilizados pelo ACeS Marão – Douro Norte como centro de vacinação para a área abrangida por este ACeS", destaca a nota divulgada na noite de quarta-feira.

"O início da campanha de vacinação covid-19 está previsto para o próximo dia 27 de dezembro, e até lá será operacionalizada a instalação de todos os equipamentos necessários”, acrescenta.

A autarquia liderada pelo socialista Rui Santos salientou ainda que a iniciativa tem como objetivo “facilitar o início da campanha de vacinação, para além de permitir que as unidades de saúde existentes consigam manter a sua capacidade de resposta a todas as questões não relacionadas com covid-19”.

“Nessa altura o Presidente do Município, Rui Santos, afirmou que a disponibilidade manifestada não se destinava apenas ao concelho, mas sim a toda a região, se assim fosse entendido pelas autoridades de saúde”, acrescenta.

Em 09 de dezembro a Câmara de Vila Real tinha revelado a intenção de criar um centro de vacinação contra a covid-19 e disponibilizar salas, equipamento para armazenamento a 80 graus negativos e uma unidade móvel para auxiliar na campanha.

O município disponibilizou no Regia Douro Park três salas, com cerca de 200 metros quadrados, que considerou serem “adequadas para a instalação de um centro de vacinação covid-19”.

Estes espaços, originalmente laboratórios, “estão bem” servidos em termos de acessibilidades, estacionamento e acesso para cidadãos com mobilidade reduzida”.

Também no Parque de Ciência e Tecnologia - Regia Douro Park - o município ofereceu arcas congeladoras com capacidade de gerarem temperaturas inferiores a 80 graus negativos para serem usadas para armazenamento de ‘stocks’ de vacinas, quer para o concelho de Vila Real, quer para a região.



PARTILHAR:

GNR visitou no Natal mais de 3.100 idosos que vivem sozinhos

PSP detém dois homens por posse ilegal de arma