O Parque de Ciência e Tecnologia de Vila Real, Regia Douro Park, inaugurado esta sexta-feira, contempla uma incubadora e centros de apoio às empresas e de excelência da vinha e vinho e emprega já mais de 100 pessoas.

O Regia Douro Park, em funcionamento há cerca de um ano, está direcionado para as áreas agroalimentar, agroindustrial, enologia, viticultura, economia verde, valorização ambiental e tecnologias agroambientais e tem várias valências de suporte dirigidas a empreendedores, empresas e investigadores nacionais e internacionais, disse à Lusa o diretor geral, Nuno Augusto.

Neste momento, acrescentou, o parque tem uma taxa de ocupação a rondar os 90% e 30 empresas de diferentes áreas de atividade que dão trabalho a cerca de 100 pessoas.

"As empresas aqui concentradas têm a vantagem de se poderem juntar e concorrerem a novos mercados e projetos, criando trabalho em rede", frisou.

O investimento no Regia Douro Park rondou os 9,5 milhões de euros, comparticipados a 85% por fundos comunitários, sustentou.

Este parque é promovido pelo Município de Vila Real, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e a Portuspark.

Este parque integra uma incubadora de empresas, vocacionada para apoio a empreendedores com ideias de negócio e em início de atividade, nomeadamente `startups´ tecnológicas.

Nuno Augusto salientou que o Regia Douro Park tem uma "ótima" localização porque fica no centro do Norte de Portugal e junto a autoestradas.

O parque de ciência conta, também, com um centro de negócios - Douro Business Center - que pretende ser porta de entrada dos negócios na região duriense e que reúne infraestruturas essenciais para empresas, um polo tecnológico, lotes industriais para instalação de empresas e o Centro de Excelência da Vinha e do Vinho (CEVV).

O CEVV é um "complexo laboratorial de excelência tecnológica" dinamizado pela UTAD e por instituições parceiras, direcionado para a investigação, desenvolvimento e apoio às empresas nos setores da vitivinicultura, agroalimentar e ambiente, com âmbito de atuação nacional e internacional.

Este CEVV acolhe a Plataforma da Vinha e do Vinho que resultou do memorando de entendimento entre a UTAD e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN), com uma dotação anual de 1,5 milhões de euros, canalizada pelo NORTE 2020.
Lusa

Fotogaleria: http://www.diariodetrasosmontes.com/fotogaleria/5o-infowineforum


Galeria de Fotos


PARTILHAR:

Jorge Simão vai comandar o Desportivo de Chaves

Misericórdia e Politécnico recuperam edifício para acolher refugiados