O PS de Vila Real instou hoje a maioria PSD na autarquia a não alinhar «no desrespeito» que o Governo «tem demonstrado pelas freguesias» do concelho, ao «impor um mapa» de reorganização e fusão

As assembleias municipais têm que enviar até 15 de outubro, à Assembleia da República, as respetivas deliberações sobre a reorganização administrativa.

Em Vila Real, deveria ter sido apresentado hoje, em reunião do executivo municipal, um primeiro anteprojeto da reorganização administrativa no concelho.

No entanto, o presidente da autarquia, Manuel Martins, referiu que a proposta só vai ser apresentada na próxima reunião de câmara, que tem data marcada para 10 de setembro.

O PS convocou uma conferência de imprensa para falar sobre o tema e pediu ao executivo para não alinhar no \"desrespeito pelas freguesias perpetrado pelo Governo\", que os socialistas consideram estar a \"impor um mapa de reorganização e fusão de freguesias\" no concelho.

Rui Santos, vereador na Câmara de Vila Real e presidente da Federação Distrital do PS, defendeu que o processo de reorganização administrativa tem que \"respeitar a decisão de cada freguesia\".

O vereador Francisco Rocha considerou que esta reorganização não pode ser \"feita em três ou quatro meses\", sem sequer se saber quais as novas competências ou o financiamento.

O responsável referiu ainda que o PS só vai apoiar extinções ou fusões que sejam decididas de forma \"clara e inequívoca\" pelas freguesias e deixou em aberto a possibilidade de se fazerem referendos locais.

\"Em cozinhados pré-feitos o PS não alinha\", sublinhou.

Rui Santos afirmou que a reforma nunca estará concluída antes de 2013, ano em que se realizam as próximas eleições autárquicas. Pelo que o vereador considerou que \"não é aceitável nem razoável\" avançar para já com o processo, quando os próximos candidatos podem ser legitimados, através das eleições, a avançar com o processo.

Até ao momento, no distrito de Vila Real, apenas o concelho de Vila Pouca de Aguiar concluiu o processo de reorganização administrativa, passando de 18 para 14 freguesias.

As assembleias de freguesia de Afonsim, Gouvães da Serra, Lixa do Alvão e Santa Marta da Montanha aprovaram a constituição da Freguesia do Alvão e as assembleias de freguesia de Pensalvos e Parada de Monteiros aprovaram a constituição da Freguesia de Pensalvos e Parada de Monteiros.



PARTILHAR:

Caiu enquanto tirava fotos

Bienal de Arquitectura de Veneza