Foz Tua, Fridão e Vidago são as três barragens prioritárias que integrarão a lista de dez que fazem parte do Plano Nacional de Barragens, a apresentar pelo Governo dentro de dias. Um plano para executar até 2020, garantiu ao DN, o ministro do Ambiente, Nunes Correia. Juntos, os três projectos representam 487 megawatts, quase 10% da actual potência hídrica instalada.

O motivo da escolha é simples: foram consideradas as três melhores localizações numa lista de 20, hierarquizadas no plano de avaliação ambiental estratégico. Um instrumento que ponderou vários critérios de avaliação e identificou projectos capazes de serem exequíveis, nomeadamente do ponto de vista ambiental, explicou o governante. \\"A avaliação, que partiu de 27 locais há muito conhecidos por entidades que se dedicam ao planeamento hidráulico, assentou em critérios de viabilidade em termos ambientais, mas também mérito do ponto de vista energético daquelas localizações e o seu valor para outras eventuais utilizações, nomeadamente para fins múltiplos\\", adiantou o ministro.

Segundo Nunes Correia, depois de apresentado, e de acordo com a lei, \\"o Plano Nacional de Barragens vai estar um mês em consulta pública, após o que será consolidado e fechado\\".

Da lista das 20 localizações hierarquizadas, as três consideradas como piores foram Midões, no rio Mondego; Póvoa, no rio Vouga, e Mente, no rio do mesmo nome.

O governante, que falava à margem de uma conferência de imprensa realizada sexta-feira, para anunciar a posição do Ministério quanto ao acordo estabelecido, em 2003, entre o Governo, a Câmara Municipal de Sesimbra e as empresas Aldeia do Meco e Pelicano relativamente à transferência de direitos de construção da praia do Meco para a Mata de Sesimbra, sublinhou, mais uma vez, que a meta do Governo é chegar aos 7000mw de energia hídrica até 2020, objectivo que será alcançado de forma faseada.

\\"Prevemos que até 2010 será possível atingirmos uma potência de 5000 megawatts; de 6250 megawatts até 2015 e, em 2020, chegaremos então aos 7000 megawatts. Tudo isto é alcançável com o que já está em execução, e aprovado e com a construção de mais dez barragens, que juntas conduzirão a uma redução de perto de um milhão de toneladas de CO2 (dióxido de carbono) por ano. \\" Actualmente, a potência hídrica instalada é de 4945 megawatts.

Em execução estão os reforços de potência de Picote II (231mw) e Bemposta II (com 178mw). Entre os projectos aprovados destacam-se o de Alqueva II (um reforço de potência de 260mw) e a construção da Barragem do Baixo Sabor ( 170mw).



PARTILHAR:

Parque de Montesinho com plano que impede investimentos

Forte aposta neste sector