O Dia Mundial em Memória das Vítimas da Estrada assinala- -se, hoje, em Vila Real, desta vez, com o objectivo principal de «mostrar que está a ser possível» reduzir o número de acidentes e vítimas mortais no IP4.

As principais iniciativas vão ter lugar na Escola Fixa de Trânsito, que, a partir de agora, passa a estar aberta aos domingos à tarde, para ser frequentada pelas crianças e famílias. O Centro Comercial Dolce Vita Douro associou-se à iniciativa e vai ter em actividade, junto aos cinemas, um simulador de capotamento e monitores que vão demonstrar o que pode suceder num acidente.

Segundo Luís Bastos, presidente da Associação de Utilizadores do IP4, assinala que o IP4, que liga o Porto a Bragança, registou, este ano, uma \"significativa redução\" do número de acidentes e de vítimas mortais, já que, \"desde o início do ano, cinco pessoas morreram em acidentes rodoviários nesta estrada, menos 12 do que no ano passado, e ainda menos do que no ano mais negro da história do IP4, em 2004, quando morreram 33 pessoas.

Desde que abriu em toda a sua extensão, em 1993, já perderam a vida nesta via mais de 250 pessoas. Luís Bastos acrescenta que \"os factores que poderão explicar o menor número de acidentes no IP4 são as obras feitas na via nos últimos anos a nível do piso e sinalização, uma maior e melhor fiscalização e uma maior sensibilização dos condutores\".

As comemorações do \"Dia da Memória\" são organizadas pela Estrada Viva/Liga Contra o Trauma. Nesse dia, estará em exposição nesta escola uma mostra de 13 fotografias que integram o livro \"Memoriais de Beira de Estrada\", da autoria de Valter Vinagre, e serão ainda lançados balões contendo mensagens escritas pelas crianças.



PARTILHAR:

Falta de eficiência

Clube Amador de Mirandela