O PSD acusou hoje o presidente da Câmara de Vila Real de fazer “propaganda” e um “ataque político à oposição” nas cartas enviadas pela Empresa Municipal de Água e Resíduos (EMAR) aos consumidores do concelho.

O presidente da Câmara de Vila Real, o socialista Rui Santos, assinou uma carta enviada pela EMAR para os seus clientes, na qual fala da criação da Águas do Interior Norte, dos investimentos concretizados e previstos e lembra o voto contra do PSD à constituição da nova empresa intermunicipal.

O PSD de Vila Real "repudiou" hoje, em comunicado, a “utilização de uma empresa municipal como é a EMAR, pelo senhor presidente da Câmara de Vila Real, para propaganda e ataque político à oposição”.

Contactado pela agência Lusa, Carlos Silva, vereador da Câmara de Vila Real e presidente do conselho de administração da EMAR, que este mês se fundiu na Águas do Interior Norte, disse que “claramente não é propaganda quando se prestam contas aos cidadãos sobre um setor importante, como é o das águas, saneamento e resíduos”.

A Comissão Política do PSD de Vila Real exigiu ainda que o autarca Rui Santos “restitua à EMAR o valor dos custos pelo envio massivo desta carta, a cerca de 25.000 consumidores”, e anunciou que vai “participar às autoridades competentes a utilização de bens públicos para outros fins que não os previstos”.

Ou seja, sustentou, "participar às autoridades competentes a utilização indevida das bases de dados pessoais sob proteção e guarda da EMAR, para propaganda e ataque político”.

“Aproveitando o último momento de contacto da EMAR com os seus clientes, o presidente da câmara, principal e único acionista da EMAR, fez um balanço aos seus munícipes clientes da empresa, dizendo-lhes qual foi o percurso que fizemos até aqui e aquilo que ainda vamos querer fazer no futuro para continuar a melhorar a vida das nossas populações. O que fizemos nessa carta foi um prestar de contas”, afirmou Carlos Silva.

A próxima fatura de água em Vila Real já será emitida pela Águas Interior Norte (AdIN).

Questionado sobre o porquê de se ter enviado uma carta à parte, em vez de aproveitar a última fatura para enviar a mensagem, o responsável explicou que se tratou de “um lapso” da empresa a quem cabe enviar as faturas, que deveria ter enviado tudo ao mesmo tempo.

O vereador disse ainda que “o PSD sempre foi contra a nova empresa porque não quer que, nestes territórios, se façam mais investimentos em novas redes de saneamento e eficiência porque sabe que, só com uma nova empresa e só com ganhos de escala, é possível obter os financiamentos para fazer os investimentos”.

A empresa intermunicipal foi constituída formalmente a 14 de novembro, tem sede em Vila Real, vai servir 105 mil habitantes de oito municípios e visa o ganho de escala e eficiência na gestão da água.

A câmara de Vila Real anunciou recentemente um investimento de 9,5 milhões de euros, que já vai ser concretizado no âmbito da AdIN e vai ser aplicado na ampliação da rede de saneamento do concelho, ultrapassando os 84% de taxa de cobertura, e ainda na redução das perdas de água.

A nova entidade junta os municípios de Vila Real, Santa Marta de Penaguião, Mesão Frio, Sabrosa, Murça e Peso da Régua (distrito de Vila Real), ainda Torre de Moncorvo e Freixo de Espada à Cinta (distrito de Bragança),



PARTILHAR:

Detida uma mulher suspeita de homicídio tentado e roubo

Caso Giovani: o inquérito encontra-se em segredo de justiça.