Os deputados do PS eleitos por Vila Real questionaram o Governo sobre o levantamento dos estragos causados pelo mau tempo, entre 28 e 30 de maio, em Murça e Alijó, e sobre os apoios que serão disponibilizados aos agricultores.

Numa questão dirigida ao Ministério da Agricultura e Alimentação, os socialistas perguntaram se este, através dos serviços competentes, procedeu ou está a proceder ao levantamento dos prejuízos agrícolas decorrentes da intempérie ocorrida nos concelhos de Murça e de Alijó, no distrito de Vila Real.

Além disso, os deputados Agostinho Santa, Fátima Correia Pinto e Susana Barros questionaram para quando se prevê o apuramento total desses estragos e que medidas de apoio serão disponibilizadas aos agricultores e produtores afetados.

Entre os dias 28 e 30 de maio, algumas freguesias dos concelhos de Murça e Alijó foram atingidas por chuva intensa e granizo, provocando a destruição de hortas, vinhas, olivais e a queda de muros e taludes.

“Os prejuízos genericamente identificados foram sentidos, com grande consternação, preocupação e tristeza, pelos agricultores afetados e respetivas famílias que viram, de um momento para o outro, comprometidos os níveis mínimos da sua subsistência e a falência, por vezes absoluta, dos investimentos feitos sem recuperação possível neste ano ou mesmo em vinhas mais penalizadas, para safras seguintes”, reforçaram os deputados na Assembleia da República.

Para os socialistas, é “imperioso” que se proceda à avaliação rigorosa do impacto do mau tempo que se fez sentir de forma a determinar o grau e dimensão dos danos para aferir da necessidade de atribuir apoios aos agricultores atingidos para mitigação dos respetivos prejuízos.

Os deputados recordaram que, na semana passada, estiveram em algumas das zonas mais afetadas, acompanhados dos agricultores afetados, verificando a quase completa destruição de hortas de subsistência, de vinhas e situações de destruição ligadas à derrocada de taludes, muros de suporte e caminhos de ligação entre propriedades.



PARTILHAR:

Cantinas escolares do Baixo Sabor vão ter produtos biológicos nas ementas

Projeto BeeLand quer preservar as abelhas e recuperar estatuto do mel em Portugal