O projeto “Migrantes” desafia a comunidade a participar na construção de um espetáculo focado nas vivências dos que se instalaram em Vila Real e quer promover a inclusão e a diversidade, anunciou hoje o Teatro Municipal.

“É um projeto artístico que vai ser construído com os próprios participantes”, afirmou à agência Lusa o diretor do Teatro Municipal de Vila Real, Rui Araújo.

Para o efeito, explicou, foi feita uma “convocatória aberta” à comunidade e estão previstos dois encontros, um no sábado e outro no dia 24 de julho, que servirão para começar a desenhar os próximos passos e o calendário de ensaios.

Até ao momento, estão já inscritas pessoas representantes de diferentes países, como o Brasil, Angola, Moçambique, Nigéria, Colômbia e Argentina.

“Este projeto pretende ajudar ainda mais à inclusão, ajudar mais a conhecermo-nos uns aos outros, pessoas de diferentes proveniências, de diferentes culturas e diferentes áreas. Pretende demonstrar a diversidade de Vila Real”, salientou Rui Araújo.

Com esta iniciativa, acrescentou, o Teatro de Vila Real pretende produzir um espetáculo focado nas experiências e vivências das comunidades migrantes em Vila Real.

Os voluntários podem ter ou não experiência em artes performativas, como o teatro, dança ou música.

O espetáculo em si “está completamente em aberto”, mas pretende-se que seja multidisciplinar.

A encenação do espetáculo estará a cargo do ator e encenador Ángel Fragua e a direção musical será de Victor Hugo Ribeiro.

Os ensaios decorrerão em horário pós-laboral, durante este segundo semestre do ano, e a apresentação pública poderá ter lugar no final dos meses de novembro ou de dezembro.

Paralelamente, vai ser desenvolvida uma exposição fotográfica do processo de criação e construção do projeto artístico e, se os participantes aceitarem o desafio, também sobre o seu quotidiano em Vila Real.

“A ideia é fazer um pouco a contextualização das pessoas e da sua vida”, sustentou o diretor do teatro.

Para a concretização do projeto foi feita uma articulação entre os serviços de cultura e ação social da Câmara de Vila Real e do Teatro Municipal e foram contactadas as organizações locais que estão ligadas às comunidades migrantes.

A vereadora dos pelouros da Cultura e da Ação Social do município, Mara Minhava, referiu que, de uma forma global, a integração dos migrantes em Vila Real “tem sido boa”, referindo que os brasileiros serão a comunidade estrangeira com maior representação neste município.

Foto capa: AP




PARTILHAR:

Douro: XII Jornadas Medievais em Canelas do Douro

Desportivo de Chaves bate Penafiel no jogo de apresentação dos durienses