O projeto “Baoba” está a ser desenvolvido na escola de Torneiros, em Vila Real, para promover a atividade física em tempo de isolamento devido à covid-19 e construir um espetáculo ao vivo ou ‘online’ que encerrará o ano letivo.

A iniciativa, anunciada hoje pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), está a ser desenvolvida e coordenada por Henrique Carioca, dançoterapeuta e doutorando em Ciências do Desporto, e o docente da academia transmontana Levi Leonido.

Por causa da suspensão de aulas presenciais nas escolas, o desenvolvimento do espetáculo está a ser feito em sessões digitais, através plataforma colibri zoom, onde participam todos os membros da comunidade da escola de Torneiros, estudantes e docentes da UTAD.

“Com este espetáculo pretende-se não só criar as bases da utilização e conhecimento das potencialidades do corpo e da expressão artística, mas sobretudo envolver pais e encarregados de educação, corpo docente e não docente da escola, em práticas corporais e artísticas durante o período de isolamento social”, afirmou Levi Leonido.

Segundo a UTAD, as aulas ou sessões ‘online’, que decorrem às terças e quintas-feiras, têm dois tipos de participação.

A primeira consiste na relação e trabalho que está a ser desenvolvido com os elementos da comunidade escolar desta escola, enquanto a segunda tem em consideração a participação dos estudantes de mestrado em Ciências da Educação que trabalham os textos, os elementos programáticos e reúnem a listagem de materiais necessários para a construção dos adereços de cena para o espetáculo.

“Apesar de separados, os elementos de cada curso ou grupo têm funções especificamente delineadas e todos participam na atividade física e expressiva”, explicou Henrique Carioca.

O responsável acrescentou que, “em salas separadas e em ‘chat’ trocam-se ideias, dão-se sugestões sobre as áreas de intervenção, numa participação coletiva que enriquece a criação, mas sobretudo o sentimento de pertença na construção de um objetivo comum”.

Os alunos universitários que participam integral ou parcialmente neste projeto estão a ajudar na criação da banda sonora e coreografia geral a partir dos quatro elementos da natureza.

Segundo o comunicado da UTAD, as sessões diminuem as “saudades da escola” e estimulam uma “nova forma de contacto”.

O espetáculo de matriz ambientalista irá encerrar o ano letivo nesta escola.

Na eventualidade de, até lá, os estabelecimentos não voltarem ao ensino presencial, o projeto prevê a realização do espetáculo integralmente ‘online’, recorrendo a material especializado em streaming, que será disponibilizado por uma instituição particular sem fins lucrativos.

O objetivo é que a comunidade tenha acesso ao trabalho realizado a partir da parceria entre o Agrupamento de Escolas Morgado Mateus e a UTAD.



PARTILHAR:

Músicos a “recibo verde” da Orquestra do Norte não recebem há um ano

Autarcas mais tranquilos com realização de testes em Bragança