Um ‘kit’ de sexagem de sémen de coelho que pode ir ao encontro da preferência por machos na indústria de produção animal foi o vencedor do concurso de ideias INOV@UTAD da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

A academia transmontana disse hoje, em comunicado, que o projeto “RabbitXYSort”, desenvolvido pela investigadora da UTAD Patrícia Pinho, quer desenvolver um ‘kit’ de sexagem de sémen de coelho para aplicação na indústria da produção animal, onde se verifica uma preferência pelos machos.

“A existência de animais de sexo indesejado nesta indústria leva a que sejam, frequentemente, abatidos de forma precoce para minimizar as perdas financeiras. Por isso, este kit pretende responder ao desafio societal de produzir alimentos de forma mais sustentável, consciente e ética, promovendo o bem-estar animal e uma maior rentabilidade financeira das explorações”, explicou a promotora do projeto, Patrícia Pinho, citada no comunicado.

Segundo referiu, em Portugal existem mais de 200 produtores de coelhos e a condição biológica desta espécie dita uma probabilidade de 50% de machos e fêmeas em ninhadas de oito.

“Este ‘kit’ permitirá a obtenção de doses de sémen para inseminação enriquecidas em espermatozoides X ou Y. Assim, as ninhadas poderiam vir a apresentar uma maior proporção de animais do sexo desejado, trazendo benefícios económicos, ambientais e ao nível do bem-estar animal”, afirmou a investigadora do Centro de Investigação e Tecnologias Agroambientais e Biológicas (CITAB).

Face à inexistência de uma tecnologia de sexagem disponível no mercado para a cunicultura, Patrícia Pinho disse querer apostar em métodos imunológicos que permitam uma elevada eficiência de separação e menor impacto no preço das doses sexadas obtidas.

O primeiro prémio do INOV@UTAD 2023 é, para a investigadora, “uma honra e uma motivação”, referindo que este “reconhecimento é o resultado do trabalho árduo de uma equipa que inclui especialistas desde a ciência animal à bioquímica, como Bruno Colaço, Margarida Fardilha e Maria do Rosário Pinto Leite”.

“O nosso objetivo é finalizar a produção de um protótipo do ‘kit’ que seja eficiente e económico, para posterior validação ‘in vivo’. Acreditamos que com as parcerias certas seremos capazes de alcançar os nossos objetivos e criar um produto que faça a diferença na produção animal”, concluiu Patrícia Pinho.

Para além do prémio monetário de três mil euros, o projeto vai participar na final nacional do concurso de ideias do consórcio UI-CAN (Universidades como Interface para o Empreendedorismo), a 06 de junho, em Aveiro.

À edição 2023 do INOV@UTAD concorreram 11 ideias de negócio, tendo sido distinguidos mais três projetos: o segundo prémio foi para o projeto “Pimenta do Vinhedo”, o terceiro foi atribuído ao “Vet Before Pet” e o projeto “Maturo” recebeu uma menção honrosa do projeto mais inovador.

Organizado pelo Centro de Inovação e Desenvolvimento (CIDE), da UTAD, o INOV@UTAD é um concurso de ideias de negócio que promove o desenvolvimento de competências e atitudes empreendedoras em áreas como o conhecimento, a investigação e as novas tecnologias, identificando e premiando ideias inovadoras às quais se perspetive a criação de negócios com elevado potencial de crescimento e impacto positivo na sociedade.



PARTILHAR:

Chaves investe 3ME para requalificar troço da estrada que liga a Montalegre

CNA exige que Governo declare situação de seca na região transmontana e duriense