O Professor Catedrático João Filipe Coutinho Mendes foi eleito no dia 30 de Janeiro, Presidente do Conselho Científico da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), sucedendo no cargo ao Prof. Jorge Azevedo, que o desempenhou durante três mandatos consecutivos.

O novo Presidente, nascido em 1956, é natural de Lisboa e radicou-se em Trás-os-Montes desde o período de vigência do antigo Instituto Politécnico de Vila Real, onde foi docente desde 1979. Acompanhou, por isso, toda a evolução da Instituição, na sua passagem pela categoria de Instituto Universitário de Trás-os-Montes e Alto Douro, até ser elevada a Universidade, em 1986.

Licenciado em Engenharia Agronómica, Doutoramento em Engenharia Agrícola e Agregação em Fertilidade do Solo, o Prof. João Coutinho é especializado em gestão e ciclagem de nutrientes em sistemas agrícolas e fertilidade do solo. Na UTAD foi, até esta data, Coordenador do Departamento de Edafologia e Presidente da Área Científica de Ciências Exactas, Naturais e Tecnológicas.

Como investigador, é autor de várias dezenas de publicações e trabalhos científicos, individualmente ou em co-autoria, editados em países europeus e americanos, e cobrindo domínios transdisciplinares que vão desde a avaliação da qualidade dos solos agrícolas, efeitos agronómicos e ambientais da utilização de resíduos orgânicos na agricultura, aplicação de fertilizantes na produtividade das culturas e procedimentos laboratoriais no domínio da análise química dos solos.



PARTILHAR:

Com o frio, a chuva e a neve

Bar da Igreja fechou