Com a Europa e o tratado constitucional sempre presentes, e o apelo constante à participação no referendo e na discussão sobre a União Europeia, o presidente da República não deixou, no entanto, de realçar, ontem, em Trás-os-Montes, «o papel fundamental do poder central e a necessidade de investimentos públicos que ajudem a desencadear os investimentos privados e um desenvolvimento mais equilibrado entre litoral e interior».

Jorge Sampaio elogiou \"o trabalho pela positiva\" que tem vindo a ser feito pelos municípios do Alto Tâmega e Barroso (Montalegre, Boticas, Ribeira de Pena, Chaves, Valpaços e Vila Pouca de Aguiar), com especial destaque para a empresa de aproveitamentos hidroeléctricos, cuja facturação já ascende a mais de 10 milhões de euros por ano.

O autarca de Montalegre, Fernando Rodrigues, e o de Valpaços, Francisco Tavares, lembraram que, em conjunto estes seis municípios têm \"parques eólicos e mini-hídricas, participam em 11 empresas em exploração e têm em construção mais cinco\", acrescentando que a Empreendimentos Hidroeléctricos do Alto Tâmega e Barroso tem capacidade para abastecer nesta altura uma população de 100 mil habitantes.

Fernando Rodrigues apelou a Jorge Sampaio para que \"patrocine\" a resolução de um problema que se arrasta há vários anos. A EDP tem cinco barragens naquele município e, apesar de facturar 100 milhões de euros por ano, paga de rendas pela inundação dos melhores vales agrícolas da região 65 mil euros por ano\". O autarca garante que \"se dentro de 60 dias não for reposta a justiça\", vai recorrer aos tribunais.

Sampaio, por seu lado, exortou ao \"investimento nos bons produtos locais e nas pessoas, sobretudo nos mais jovens e na formação escolar\". Em Montalgre, o presidente recebeu a medalha de ouro do município e visitou uma fábrica de fumeiro. Em Valpaços recebeu a chave de ouro da cidade e visitou a cooperativa de olivicultores e a adega cooperativa. Hoje, o presidente desloca-se a Murça e a Sabrosa, no mesmo distrito, Vila Real.

Ficha

A Prima da avó

Montalegre aproveitou esta visita para homenagear Matilde Bem- Saúde, a primeira mulher directora-geral dos serviços agrícolas, prima da avó de Jorge Sampaio, que nos anos 40 do século XX lançou a batata de s emente certificada naquele município.

Do bom e do melhor

O carro do primeiro presidente da República a visitar Montalegre e Valpaços depois do 25 de Abril voltou a Lisboa carregado de prendas. Vitela, cabrito, presunto, fumeiro, pão, compotas, vinhos, castanhas, azeite, peças de artesanato e até uma manta de burel...



PARTILHAR:

90 municipios de la provincia

240 milhões de euros