A aldeia de Mouçós dispõe de um posto dos CTT que evita deslocações à cidade de Vila Real e serve uma população maioritariamente idosa, numa parceria entre empresa e junta que se repete em 800 freguesias do país.

“Vem dar muito jeito, muito jeito, porque nós, que já estamos velhotes, escusamos de ir até à cidade gastar transporte. Aqui fica muito mais perto e já devia ter aberto há muitos anos”, afirmou Luísa Rodrigues, de 68 anos, que falava à margem da inauguração daquele espaço que juntou autarcas, a secretária de Estado de Valorização do Interior e um administrador dos CTT.

Ao seu lado, o marido Luís Rodrigues, com 69 anos, especificou que vai aos Correios fazer pagamentos de portagens, seguros, até das encomendas de cafés e referiu que o atendimento foi rápido, sem filas nem esperas prolongadas.

Acrescentou ainda que, em tempos de covid-19, é “muito melhor” ter o serviço perto de casa e evitar deslocações para a cidade, que dista mais de 10 quilómetros, onde há mais gente.

“A freguesia precisava disto há muito tempo, porque é muito envelhecida e, daqui para Vila Real, não há transportes públicos, aqui o transporte é um táxi”, afirmou.

O posto dos CTT de Mouçós, instalado na sede da junta, foi inaugurado hoje e vai servir cerca de 10 mil habitantes desta freguesia e de outras localidades vizinhas.

Na Raia, a cerca de um quilómetro, Cassilda Barrías, 66 anos, apontou a mais-valia de ter um posto mais próximo de casa, onde pode passar a ir pé, e referiu que a estação da cidade fica no centro, onde decorrem muitas obras e nem se sabe onde estacionar.

A vizinha Maria Antónia, 67 anos, disse que a “vida fica mais facilitada a partir de agora” caso precise de ir aos Correios e sublinhou que esta zona não está coberta com transportes públicos.

O presidente da Junta de Mouçós e Lamares, Hélder Afonso, destacou o objetivo de “trazer serviços de proximidade” para a freguesia.

Ali, os clientes podem enviar cartas, mas também receber as pensões, pagar despesas como água e eletricidade, telefone e impostos.

A junta disponibiliza o espaço e paga ainda o ordenado à funcionária que está no atendimento, das 09:00 às 17:00.

Para a secretária de Estado da Valorização do Interior, Isabel Ferreira, o posto dos Correios nesta aldeia é um “excelente exemplo de um serviço de proximidade que é fundamental nos territórios do Interior”.

“Estamos sempre disponíveis para estar junto das populações, seja através de parceiros, seja através de lojas próprias”, afirmou António Pedro Silva, administrador dos CTT.

O responsável referiu que, em todo o país, existem cerca de 800 juntas de freguesia que têm os serviços dos CTT.

Questionado sobre as críticas aos encerramentos dos postos, António Pedro Silva disse que não "valerá a pena falar do passado" e salientou que os CTT - Correios de Portugal já reabriram 19 lojas no âmbito do compromisso público de voltar a abrir lojas únicas em sede de concelho, prevendo reabrir mais duas até ao final do mês.

“Hoje em dia a cobertura de rede dos CTT em termos nacionais é das melhores que existem na Europa”, salientou António Pedro Silva.



PARTILHAR:

Lar ilegal foi encerrado em Valpaços e 13 idosos retirados

Alfândega da Fé sem novos casos na escola e no infantário