Competição nacional que procura criar hábitos de alimentação saudável entre crianças e adultos decorre até 10 de março e vai eleger quatro “Hinos da Fruta” finalistas por região.

 

O maior programa gratuito de educação para a saúde a nível nacional, "Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável" vai já na sua 5ª edição e conta, este ano, com quase 53 mil alunos de todo o país, continente e ilhas. São mais de 2600 turmas, de 875 jardins de infância e escolas do 1º ciclo do ensino básico.

Só no Distrito de Vila Real, são dez as escolas participantes. As crianças do Jardim de Infância (JI) de Armamar também concorrem a esta iniciativa, levada a cabo pela Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI). O objetivo passa pelos alunos gravarem telediscos para incentivar os adultos a comer de forma mais saudável.

Nesta "divertida competição" nacional que ontem começou, depois do site da associação ter divulgado os vídeos apelidados de “Hinos da Fruta”, as crianças partilham a cantar as lições que aprenderam ao longo do projeto sobre a importância dos hábitos saudáveis e convidam os adultos para votar no “Hino da Fruta” da turma ou da escola.

A votação encontra-se aberta ao público até às 23:59 do dia 10 de março no site www.heroisdafruta.com com o intuito de, no final, serem apurados os 80 hinos finalistas: os 3 mais votados, bem como o mais partilhado de cada distrito ou região autónoma.

O presidente e fundador da APCOI, Mário Silva, lembrou que “este ano cada voto nos hinos da fruta será convertido num donativo para a «Missão 1 Quilo de Ajuda», um fundo social criado pela APCOI que permitirá a distribuição gratuita de cabazes semanais nas escolas para apoiar a inclusão de fruta no lanche escolar dos alunos mais carenciados do país”.

“Todas as pessoas que votarem nos hinos da fruta ficarão também habilitadas a ganhar fantásticos prémios. São mais de duas mil experiências à escolha para parques aquáticos, zoológicos, museus, aquários, centros de ciência viva e parques de diversões. Além disso, há um super prémio para quem mais votar: uma viagem de sonho aos Açores”, revelou o, também, mentor do projeto "Heróis da Fruta - Lanche Escolar Saudável", Mário Silva.

A ideia consiste em incentivar o consumo de fruta nas quantidades recomendadas pela Organização Mundial de Saúde, assim como transmitir às crianças informação importante sobre “alimentação saudável, higiene oral, atividade física, economia e poupança, respeito pelo ambiente e bem-estar emocional, que as ajudam a crescer saudáveis, ativas e felizes”, pode ler-se no comunicado da APCOI divulgado ontem.

 

Sobre a APCOI

 

Desde Dezembro de 2010, a Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI) já beneficiou mais de 255 mil crianças através das suas iniciativas.

A APCOI é uma organização não- governamental, sem fins lucrativos, fundada em 2010, cuja missão é ajudar a criar um mundo melhor para as futuras gerações, através de iniciativas que valorizem a saúde das crianças, promovam o combate ao sedentarismo ou a má nutrição e previnam a obesidade infantil e todas as doenças associadas.

A APCOI é composta por um grupo de voluntários preocupados com a saúde infantil, que se mobilizam em torno da responsabilidade de transmitir melhores hábitos de vida às crianças, ajudando-as a escolher as opções mais saudáveis.

“O nosso modelo de atuação incide na criação de ações e campanhas de prevenção, projetos de intervenção social e programas de formação sobre nutrição e exercício físico dirigidos às crianças, às famílias e às comunidades escolares”, declarou o presidente e fundador da APCOI, Mário Silva.
 

 



PARTILHAR:

Namorar não é controlar

Mais de cinco séculos de história