O Governo Civil de Vila Real vai avançar com formação para os agricultores com o objectivo de reduzir o número de mortes em acidentes com tractores agrícolas, que têm vindo a aumentar naquele distrito, onde este ano já se registaram quatro mortes.

Atenuar o número de acidentes e o número de mortes envolvendo tractores agrícolas é um dos objectivos das acções de formação para agricultores que o Governo Civil de Vila Real pretende iniciar até ao final do mês ou no início de Outubro.

A formação vai incidir sobretudo na utilização correcta das máquinas agrícolas, e a necessidade de utilizar sistema de protecção e de segurança, como o designado \"arco de Santo António\", para minimizar os problemas.

Em 2008, já se contam quatro acidentes mortais. No entanto, Carlos Miranda, chefe de gabinete do Governo Civil, explicou que pelo facto de não serem considerados acidentes rodoviários, não há estudos concretos da evolução do número de acidentes e de mortes. Pelo que a percepção de que há um aumento pode resultar de haver uma maior atenção ao fenómeno. \"Até aqui, não havia uma informação sistematizada\", referiu.

O aumento das mortes pode estar relacionada com o envelhecimento dos agricultores, \"não têm consciência dos riscos inerentes à condução daqueles veículos\", justificou Carlos Miranda.

Já a região do Douro é das que têm menos acidentes com tractores, o que poderá estar relacionado com o facto de os condutores serem mais jovens, por conta de outrem, e com o uso de veículos mais estáveis, designadamente os tractores de rasto, laboram em zonas planas, os socalcos, e a maior parte não descarta o arco de protecção.



PARTILHAR:

Inaugurar em finais de 2009

Forma de protesto por prejuízos