Os autocarros públicos de Vila Real, que começaram a circular há apenas um mês, transportaram em média 1.900 passageiros por dia, disse, ontem, fonte da Corgobus, empresa responsável pela gestão do serviço. \"Isto significa uma adesão progressiva da população a este novo serviço\", frisou José Queirós Lino, da Corgobus.

Os 10 autocarros do serviço de transportes públicos de Vila Real circulam desde 29 de Novembro para tentar resolver os problemas de congestionamento, falta de estacionamento, poluição e acidentes provocados pelo aumento do tráfego.

Os autocarros, com cerca de 40 lugares cada, circulam entre as 7 horas e as 20.30 horas de segunda a sexta-feira e ao sábado até às 13 horas, em quatro linhas que ligam as zonas do hospital de S. Pedro, Bairro da Araucária, Abambres, Parada de Cunhos, Flores, Universidade de Trás-os- Montes e Alto Douro, Borbela e zona industrial. Os bilhetes adquiridos no interior dos autocarros custam 80 cêntimos cada, os passes mensais 20 euros e os bilhetes pré-comprados para 10 viagens cinco euros (quatro euros para estudantes e idosos ou reformados).

Segundo João Lino, no primeiro mês já foram eliminadas algumas paragens e introduzidas outras, e até meados de Janeiro serão estabelecidos os horários definitivos deste novo serviço.

O processo de criação dos transportes públicos vai custar à autarquia cerca de 500 mil euros por ano.

O contrato de concessão da rede de transportes urbanos de Vila Real foi assinado entre a empresa municipal de Habitação e Transportes - a VilaRealSocial - e a Corgobus, empresa criada especificamente para este fim.



PARTILHAR:

Apenas danos materiais

Intervenção é «muito positiva»