A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) anunciou hoje que não vai encerrar o seu polo de Chaves, como chegou a ser equacionado, e que vai consolidá-lo numa parceria com a Universidade de Vigo.
A hipótese de extinção da instituição em Chaves foi equacionada, no último ano letivo, devido às restrições orçamentais -- o polo custa anualmente 365 mil euros - e às próprias valências.

Contudo, autarcas, docentes e estudantes mostraram, desde sempre, total desacordo com essa possibilidade.

O reitor da UTAD, Carlos Sequeira, afiançou hoje que a extinção do polo de Chaves está \"posta de lado\", por isso, o próximo passo é a criação de um Campus da Água em parceria com a Universidade de Vigo.

\"Perante o cenário atual, não podemos consolidar a instituição em Chaves só com a oferta educativa porque não seria viável\", disse.

Desta forma, o reitor explicou que, a partir de setembro, irão começar os trabalhos e as conversações entre as duas universidades de forma a criar-se um Campus da Água, um projeto integrado e com viabilidade, que assenta no aproveitamento das potencialidades da água.

Chaves e Vigo poderão, no âmbito desta parceria, partilhar investigações, novos cursos, formações e multititulação.

Com a parceria entre a UTAD e a Universidade de Vigo, o polo de Chaves, frisou, poderá receber novos cursos como gerontologia ou termalismo.

O propósito, afirmou, é criar equidade, um território coeso e produtivo.

Além do anúncio desta parceria, Carlos Sequeira adiantou que, no próximo ano letivo, o curso de animação sociocultural não irá abrir vagas, mas os restantes anos mantém-se.

\"No ano passado, no primeiro ano, tivemos 18 alunos e a procura não justifica a abertura do curso. Fica em banho-maria\", realçou.

Esta parceria, salientou, \"não são meras intenções, mas uma aposta política da equipa da reitoria\".

Por isso, acrescentou, \"espero que a tutela e as forças políticas subscrevem esta candidatura porque é uma aposta importante da instituição\", terminou.

O polo de Chaves tem 350 alunos divididos pelos cursos de Turismo e Animação Sociocultural e partilha instalações com a Escola Superior de Enfermagem Dr. José Timóteo Montalvão Machado.

Este ano, a UTAD teve um orçamento de 24, 6 milhões de euros, menos 11 milhões do que em 2011.

O presidente da Câmara de Chaves, João Batista, sempre se manifestou contra a possível extinção do polo, alegando não existir razões \"nenhumas\".

Assim, depois de reunir hoje com o reitor, mostrou-se satisfeito pela aposta na consolidação da instituição na cidade, sobretudo pelo facto de a estratégia passar pela cooperação com a Galiza e aproveitar uma riqueza importante da região - a água.

O Campus da Água, enquadrado no contexto ibérico, trará, na sua opinião, maior solidez ao futuro, tal como desenvolvimento.



PARTILHAR:

Há licenciados portugueses a trabalhar nas limpezas no Luxemburgo

Exploração experimental