Quando saiu de Vila Real, sua terra natal, para estudar no Porto, João Dixo sabia muito bem o queria queria: pretendia ser pintor. Matriculou-se na Escola Superior de Belas Artes do Porto, concretamente no curso de Pintura, que concluiu em 1966, com a classificação de 20 valores.

Obteve uma bolsa da Fundação Calouste Gulbenkian e foi para Paris. Quando regressou a Portugal, concluiu o curso de Ciências Pedagógicas da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Foi professor do Círculo de Artes Plásticas da Associação Académica de Coimbra, de 1966 a 1975, e docente da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, entre 1973 e 1997. O ensino da arte foi sempre uma actividade que desempenhou com gosto e paixão, até porque considera que a pintura e a docência se complementam.

Actualmente, é o responsável da licenciatura e dos mestrados em Artes Plásticas da Escola Universitária de Artes de Coimbra. Colectivamente, participou em mais de duas centenas e meia de exposições e festivais de arte e realizou inúmeras mostras individuais, nomeadamente em Vila Real, Porto, Lisboa, Vila Nova de Gaia, Coimbra, S. João da Madeira e Leiria.



PARTILHAR:

IP-2 e do IC-5

Vinhos »únicos e diferentes»