O PIDDAC (Plano de Investimento e Despesas de De-senvolvimento da Administração Central) do distrito de Vila Real para 2008 baixou cerca de 18 milhões em relação ao ano em curso.

Sem contar com a cativação de verbas já habitual por causa do défice, que no ano 2007 foi de 7,5%, e com a também usual baixa taxa de execução, o distrito desce 26% na intenção de investimentos por parte do poder central (de 70 milhões para 52 milhões de euros). Uma descida que acompanha a média nacional, mas que se revela muito elevada quando comparada com distritos do litoral.

O deputado social-democrata Ricardo Martins tem-se revelado, mais uma vez, um dos mais críticos das opções do governo de José Sócrates. \"Em Lisboa, Porto, Coimbra ou Braga, essa percentagem de descida oscila entre os seis e os 14%, ou seja, o interior do país continua a ser mais penalizado\", diz. Também a componente nacional de investimento tem vindo a diminuir. Acrescenta \" 25 milhões em 2006, 23 em 2007 e apenas 17 milhões para o próximo ano, o que demonstra claramente que este Governo não está preocupado com o interior do país, onde o investimento público continua a ser o grande impulsionador da economia e do desenvolvimento, ao contrário das cidades maiores, onde o tecido empresarial é mais forte\".

Em Vila Real (concelho), o Centro de Formação Profissional e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro recebem as únicas verbas \"consideráveis\", respectivamente 255 mil e 362 mil euros. O presidente da Câmara, Manuel Martins , recusou-se a prestar quaisquer declarações sobre este assunto. Já o líder da distrital do PSD, Elói Ribeiro, considera \"O distrito precisa de acordar para esta realidade que começa a ser sufocante. Este governo socialista tem diminuído acentuadamente o investimento no distrito de Vila Real. Em cada ano a redução cifra-se em relação ao anterior em média nos 15 a 20%, mas a redução na taxa de realização a rondar os 30%, estamos a falar de uma redução do investimento na ordem dos 40%\".

O município de Boticas não tem direito a qualquer verba pelo segundo ano consecutivo, o mesmo acontecendo com Montalegre. Mas aqui a cor partidária parece ditar as reacções. O autarca de Montalegre, Fernando Rodrigues (PS), desvaloriza a situação, porque tem garantias de que \"a beneficiação da Estrada Nacional 103 vai começar em 2009\". Já o vizinho Fernando Campos (PSD) considera que \"esta situação começa a ter tiques de perseguição político-partidária\". Vila Pouca de Aguiar tem inscritos apenas 580 euros. O autarca Domingos Dias (PSD) defende mesmo \"O PIDDAC devia acabar, porque é uma falsidade, que não tem qualquer correspondência com a realidade\". O município socialista de Murça conta apenas com 5570 euros. Mesão Frio tem direito a 30 mil euros para requalificação de uma escola. Mondim de Basto e Ribeira de Pena, outros dois municípios de maioria PSD, têm um PIDDAC a rondar os 50 mil euros. Alijó (PS) tem 1,3 milhões para obras no centro de saúde. O comando da PSP de Vila Real e o quartel de Ribeira de Pena não têm qualquer verba inscrita.

Rui Santos, presidente da Federação Distrital do Partido Socialista de Vila Real recorda que \"o PIDDAC neste momento representa apenas uma ínfima parte do investimento público que é feito na região\". E justificou \"O teatro e a biblioteca de Vila Real concretizaram-se sem serem inscritos em PIDDAC. Ainda recentemente a Universidade de Trás- -os-Montes e Alto Douro recebeu um reforço orçamental de 300 mil euros para uma obra. Não importa se o investimento para a região vem através de PIDDAC ou de programas da administração central\", acrescentou.

Tal como no ano transacto, o documento contém alguns erros, como a inscrição da verba destinada ao Museu do Douro contabilizada no município de Vila Real, quando o valor de quase 1,8 milhões de euros é destinado à reconstrução da chamada Casa da Companhia, sede do Museu de Território, localizada no município de Peso da Régua.

......................................................................
Radiografia ao plano da Administração Central

Montalegre sem nada mas satisfeito ainda assim

Pode ser caso para dizer que o partidarismo fala mais alto. Fernando Rodrigues, autarca socialista , não está preocupado com o facto de aquele município ter ficado a zeros no PIDDAC 2008.

Santa Marta de Penaguião vai receber 100 mil euros

Em 2007, Santa Marta de Penaguião, de gestão socialista, ficou a zero. O autarca Francisco Ribeiro não reclamou. Agora, recebe 100 mil euros.

PONTOS NEGATIVOS

Espaço Miguel Torga ainda não passou da promessa

Sabrosa viu a promessa de construção do Espaço Miguel Torga em S. Martinho de Anta, assumida pelo próprio José Sócrates, mas tal não foi suficiente para que tivesse qualquer verba inscrita.

Centro de Saúde nº 3 arrasta-se há três anos

O Centro de Saúde nº 3, em Vila Real, conta com 100 mil euros, depois de em 2007, ter sido inscrita uma verba de 50 mil , quando o custo total ultrapassa um milhão e meio.

Comando da PSP de Vila Real adiado eternamente

Já lá vão mais de 20 anos desde a primeira promessa. O novo comando da PSP (que funciona em baixos cedidos pela autarquia) parece ter desaparecido de vez das intenções do poder central

PROJECTOS ADIADOS

Museu do Douro na Régua não podia ficar em risco

A sede do Museu do Douro, na Régua, tem uma verba de mais de 1,7 milhões de euros. A obra deverá estar concluída até final de 2008 ou ficará sem os fundos europeus do último quadro comunitário de apoio.

Chaves com verbas para pagar programa Polis

Chaves teve direito a pouco mais, mas pelo menos terá 1,2 milhões de euros para pagar as obras do Polis, já concluídas, e que muito valorizam a cidade.



PARTILHAR:

Nova Bedford elege luso-descendente

Carro acabou por se incendiar