A festa da Nossa Senhora da Pena realiza-se todos os anos no segundo fim-de-semana de Setembro e é conhecida a nível nacional pelos andores de 15 metros de altura que desfilam durante a processão religiosa.

Os 11 andores da procissão integram diversas figuras bíblicas, entre elas a Nossa Senhora da Pena, que é o mais imponente dos andores. Tem 15 metros de altura, nove de largura e, para o transportar, são necessários 30 homens. A procissão, que decorre no dia 9, junta milhares de pessoas vindas um pouco de todo o lado.

Para este ano, a organização prevê a visita de cerca de cinco mil pessoas.

A organização da festa é feita de forma rotativa por onze das vinte aldeias da freguesia de Mouçós, nomeadamente Lagares, Sanguinhedo, Abobeleira, Jorjais, Lage, Pena de Amigo, Alvites, Sequeiros, Magarelos, Cigarrosa e Varge, organizadora do evento deste ano.

O programa das festas inclui a habitual animação, geralmente protagonizada por "artistas" pimba..

Durante os quatro dias da festa vai ainda realizar-se um festival folclórico e etnográfico, a feira anual de gado e concurso de gado bovino Maronês e uma corrida de cavalos.

A capela de Nossa Senhora da Pena, datada do século XVIII, é de origem barroca e faz conjunto com um cruzeiro e um fontanário da mesma época.

O padre João Parente, historiador local, explicou que se trata de um santuário mariano, considerado como um "dos mais importantes da região", cuja origem está descrita na lenda do grande rochedo (pena), no qual apareceu a imagem de Nossa Senhora, pedindo a construção de uma capela naquele local.



PARTILHAR:

Termina hoje

Destaque para França, Alemanha e Suíça