As Comissões de Acompanhamento dos projectos «Erradicação das Dissonâncias Ambientais do Alto Douro Vinhateiro» e «Rede de Miradouros e Caminhos Durienses» reuniram, no passado dia 3 de Abril, em Peso da Régua, para definir um conjunto de medidas com vista à concretização das acções de requalificação e recuperação das áreas de intervenção visadas.

Estes dois projectos têm o apoio fundamental do ON - Operação Norte, através da sua medida \"ON Douro\". A reunião foi precisamente presidida pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), representada pela sua Vice-Presidente Cristina de Azevedo.

Durante o encontro, foi apresentado o ponto de situação da implementação do plano de remoção de resíduos, limpeza de linhas de água e recuperação de áreas previsto neste projecto que visa o Douro Vinhateiro classificado como \"Património da Humanidade\" pela UNESCO. Os trabalhos começam este mês, nos concelhos de Lamego e Armamar, estendendo-se depois aos demais nove concelhos (Alijó, Mesão Frio, Sabrosa, Sta. Marta de Penaguião, Vila Real, Peso da Régua, Carrazeda de Ansiães, S. João da Pesqueira, Tabuaço).

Foi também anunciado o plano de intervenções, no âmbito do projecto \"Rede de Miradouros e de Caminhos Durienses\", que concretizará os objectivos de requalificação, valorização e sinalização dos onze miradouros e de seis caminhos seleccionados, abrangendo os concelhos de Armamar, Carrazeda de Ansiães, Lamego, S. João da Pesqueira, Tarouca e Tabuaço.

«Estes dois projectos constituem uma boa demonstração da capacidade e do mérito da cooperação dos municípios do Douro e das suas instituições, juntamente com a Administração Central, em objectivos comuns de defesa e desenvolvimento do território», afirmou a representante da CCDR-N.

O Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos é a entidade executora e de coordenação do projecto \"Erradicação das Dissonâncias Ambientais do Alto Douro Vinhateiro\", tendo o seu Presidente, Eduardo da Silva Martins, participado do encontro, enquanto que idênticas funções são assumidas pela Associação de Municípios do Vale do Douro Norte no caso do projecto \"Rede de Miradouros e Caminhos Durienses\".

Estes dois projectos, a serem executados até final de 2006, envolvem um investimento global de três milhões de euros



PARTILHAR:

Direito à indignação

Campeões universitários