A construção da Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD), Vila Real, é lançada em 20009 com um financiamento assegurado de 15 milhões de euros, anunciou o Ministério da Saúde.

Em resposta a um requerimento apresentado na Assembleia da República pelo deputado social-democrata Ricardo Martins sobre a área da saúde no distrito de Vila Real, o Ministério da Saúde referiu que se encontra em elaboração o plano funcional da nova Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais.

De acordo com o ministério, a obra deverá ser lançada em 2009, com um financiamento assegurado no Business Plan no valor de 15 milhões de euros.

O plano funcional é um plano sectorial, inserido no plano funcional global do novo edifício, que incluirá também o serviço de pediatria.

Ricardo Martins refere que a resposta do ministério revela que a construção da Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais se encontra atrasada face ao calendário inicialmente previsto, de que as obras começariam no decorrer do presente ano.

\"Esta unidade nem sequer tem o seu plano funcional concluído e ainda carece de um vasto conjunto de procedimentos administrativos, como abertura de concurso para o projecto, elaboração do caderno de encargos e abertura de um concurso público internacional, pelo que dificilmente será lançada a obra no decurso de 2009\", salientou o deputado.

Partos com epidural
assegurada 24 horas por dia

Relativamente à ampliação do Serviço de Urgência, o Ministério da Saúde referiu ainda que a está a ser elaborado o caderno de encargos para a abertura do concurso público internacional, prevendo-se o seu lançamento no decorrer deste mês.

\"Também aqui se registará um atraso muito considerável, nunca inferior a meio ano\", salientou Ricardo Martins.

Acrescentou que a analgesia epidural \"estará finalmente disponível\" 24 sobre 24 horas até ao final deste mês, o que, segundo o deputado, \"a acontecer significará um atraso de um ano face ao calendário inicialmente prometido, nomeadamente no final de 2007\".

O ministério referiu que, em Outubro, foram contratados dois anestesistas para garantir esta cobertura total.



PARTILHAR:

Montaria rende 100 javalis

Azibo prepara Ecocampo de golfe