A Câmara e a Universidade de Vila Real juntaram-se para disponibilizar gratuitamente Internet sem fios (wi-fi) aos utentes do parque Corgo, num projeto-piloto que pretende alargar esta rede a outros espaços da cidade.

O protocolo de colaboração entre o município de Vila Real e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) foi assinado hoje, mas em poucos dias de testes já acederam a esta rede 'wi-fi' cerca de 3.000 utentes.

"A ideia é proporcionar um serviço importante e que hoje é quase fundamental, sobretudo numa cidade cheia de jovens, numa cidade universitária, e de forma gratuita", afirmou o presidente da autarquia, Rui Santos.

O parque, que se estende junto ao rio Corgo, é muito utilizado por pessoas que diariamente ali vão caminhar ou correr ou ainda por lazer. Ali perto ficam quatro residências universitárias, onde residem cerca de 600 alunos.

"Pareceu-nos que era um espaço adequado para arrancar com este projeto. O investimento é muito reduzido, mas obviamente à medida que o projeto vá crescendo o investimento terá também de crescer", salientou Rui Santos.

O autarca afirmou que se pretende, numa fase posterior, estender a rede 'wi-fi' a outras áreas da cidade, como por exemplo o centro histórico.

O projeto resulta de uma parceria com a UTAD, que contribuiu com a instalação de todos os equipamentos necessários. Foram instaladas duas antenas na área do parque e o acesso à internet é gratuito através da rede "Município Digital".

"É um projeto que tem características piloto e tem um perfil inovador muito relevante", frisou Artur Cristóvão, vice-reitor da UTAD.



PARTILHAR:

Fernando Santos vai receber o grau de Doutor Honoris Causa pela UTAD

Estudantes da Agrária em ação solidária