A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e o Instituto de Tecnologia da Georgia (Georgia Tech), sedeado em Altlanta (EUA), acabam de assinar um Memorando de Entendimento com vista à cooperação académica no domínio da Engenharia de Reabilitação e Acessibilidade.

O Instituto de Tecnologia da Geórgia possui três Centros de Investigação em Engenharia de Reabilitação nas áreas da mobilidade, adaptação de postos de trabalho e tecnologias portáteis sem fios. As duas primeiras áreas de investigação são desenvolvidas no Centro de Tecnologias de Apoio e Acesso Ambiental (CATEA) que irá colaborar directamente com o Centro de Engenharia de Reabilitação em Tecnologias de Informação e Comunicação (CERTIC) da UTAD.

O acordo prevê, entre outras acções, o apoio à formação dos estudantes de Engenharia de Reabilitação da UTAD e a realização de estágios nos EUA.

Esta parceria internacional é uma das várias colaborações que o Departamento de Engenharias da UTAD e a coordenação da Licenciatura em Engenharia de Reabilitação e Acessibilidade Humanas pretendem desenvolver em prol da qualidade deste curso.

A licenciatura em Engenharia de Reabilitação e Acessibilidade Humanas da UTAD, única até ao momento na Europa, foi recentemente destacada pela Comissão Europeia no âmbito da Iniciativa Europeia de Inclusão Digital como uma iniciativa com potencial para replicação nos países da União Europeia.

Os licenciados em Engenharia de Reabilitação estarão aptos a aplicar a ciência e a tecnologia ao serviço da qualidade de vida da população com necessidades especiais, como é o caso dos cidadãos com deficiência, idosos e acamados em áreas como o acesso a produtos e serviços, educação, emprego, saúde e reabilitação funcional, transportes, vida independente e recreação.



PARTILHAR:

Artur Cascarejo

Unidade Móvel de Saúde no armazém