O secretário de Estado da Administração Local esteve no dia 5 em Vila Real, onde assinou 15 protocolos para um apoio financeiro de 80 mil contos a associações culturais, recreativas, religiosas e desportivas do distrito.
José Augusto de Carvalho explicou que os protocolos foram assinados no âmbito do Programa de Equipamento Associativo e Religioso da Direcção Geral das Autarquias Locais.
Segundo o secretário de Estado, "o programa tem como objectivo apoiar e estimular as instituições que mais próximas estão das populações e que para desempenharem as funções a que se propõem tem de ter as mínimas condições para trabalhar".
As obras a realizar incluem a cobertura, remodelação e arranjos exteriores de igrejas, reparação de instalações de sedes desportivas e recuperação do património histórico-cultural de instituições religiosas.
O programa prevê o financiamento de obras a realizar pelas associações com um orçamento não superior a 10 mil contos, comparticipados pelo Governo até o máximo de seis mil contos.
Os protocolos envolveram uma comparticipação global do Ministério do Ambiente e do Ordenamento do Território de 80 mil contos, para um investimento total de 134 mil contos.
O secretário de Estado pretende que o programa continue, "se possível reunindo mais recursos financeiros de outros parceiros como as autarquias, que mais próximas estão das instituições visadas", disse o governante.
José Augusto de Carvalho referiu ainda que durante o ano de 2000 foram dados três milhões de contos de apoios a pequenas instituições de todo o país.
O presidente da Associação Desportiva e Cultural de Alvações do Tanha referiu que o edifício onde actualmente a instituição funciona está completamente degradado e que o tecto "deixa entrar água sempre que chove".
"Com o apoio do Estado vamos reconstruir o edifício, de forma a criarmos melhores condições para desenvolvermos o nosso trabalho junto da população", sublinhou.



PARTILHAR:

Vale do Douro Norte

Agrediram também a polícia