A população sénior do concelho de Vila Real tem à sua disposição, desde o inicio do mês, a «Oficina Domiciliária», um novo serviço camarário gratuito vocacionado para proceder a pequenas reparações domésticas, de electricidade, canalização e impermeabilizações.

A oferta enquadra-se nas políticas de apoio social desenvolvidas pela autarquia. Uma delas é o Cartão Municipal do Idoso, em vigor desde Janeiro de 2006, que atribui benefícios à população com idade superior a 65 anos e economicamente mais carenciada, que resida no concelho há mais de cinco anos.

Os apoios municipais estendem-se também às famílias numerosas que usufruem de 50% de desconto em vários serviços municipais.

Esta «Oficina Domiciliária» consiste numa carrinha com dois funcionários municipais, equipada com ferramentas diversas, que percorre todas as aldeias do concelho alto-duriense (30 freguesias). O novo serviço pode ser solicitado por beneficiários do cartão municipal do idoso ou por pessoas portadoras de deficiência física.

Entre as tarefas que podem ser requisitadas contam-se reparações como substituição de torneiras, de louças sanitárias ou tomadas de electricidade, pinturas e remates em paredes e tectos, substituição de fechaduras, de vidros partidos, de lâmpadas ou até limpeza de coberturas, chaminés e caleiras. Nos primeiros 15 dias de funcionamento, a Oficina Domiciliária já prestou assistência a 15 idosos, em casa dos quais foram efectuados diversos trabalhos.

O DN acompanhou a oficina \"rolante\" numa visita ao domicílio de Maria da Glória, de 70 anos, cuja torneira da bancada da cozinha há muito tempo reclamava por uma reparação profissional. Cinco minutos bastaram para que os técnicos camarários resolvessem um problema que, durante meses, tantas dores de cabeça deu à idosa.

Aproveitando a presença dos técnicos, e porque aparece sempre mais qualquer coisinha, Maria da Glória ainda solicitou a mudança de uma das lâmpadas do candeeiro da sala, há muito tempo fundida. Apesar do serviço extra, não foi preciso preencher mais papelada. Vivo sozinha não tenho que me faça nada, e em boa hora o presidente da câmara se lembrou dos mais velhos\" exclama!



PARTILHAR:

Vilarinho dos Galegos

Hábitos transmontanos