As instalações do Centro Cultural e Regional de Vila Real vão albergar o Museu Etnográfico Regional. A abertura está prevista para Março do próximo ano, uma garantia já avançada pela directora do centro, Maria Emília Campos. O projecto representa um investimento de 100 mil euros, 63 % dos quais financiados pela Associação Douro Histórico e 25 % pela Câmara de Vila Real.

O Museu Etnográfico vai incluir algumas peças do espólio do antigo museu, extinto em 1975. \"Algumas peças vieram para cá, outras estão no Museu de Numismática e outras perderam-se. Há algumas peças muito bonitas como uma colecção de figuras bíblicas da Procissão de Santa Ana, que se realiza todos os anos na freguesia da Campeã, em Agosto\", referiu a directora.

Ofertas de munícipes

Mas a maioria das peças que vão constituir o Museu Etnográfico Regional foram recolhidas em aldeias e outros locais. \"Recebemos algumas ofertas de pessoas da cidade, que nos enriquecerem com fatos burgueses, roupas de pessoas abastadas e capas bordadas\", afirmou Maria Emília, acrescentando que têm também vestuário \"de trabalho e de romarias\".

\"Vamos reconstruir o antigo museu a partir de algumas peças que aproveitamos, ainda em bom estado, mas o museu também vai incluir muitas peças novas, fruto da recolha de pessoas ligadas ao Centro Cultural\", explicou.

Maria Emília Campos disse, ainda, que \"neste momento uma técnica do Instituto Português do Património Arquitectónico está a fazer a selecção das peças\", para que se cumpra, flielmente, o que é etnográfico na região.

\"Avançaremos, depois, para a etapa final que é a aquisição de montras, suportes em acrílico, vitrinas, material informático e também vamos instalar um posto multimédia numa das salas\", acrescentou Maria Emília Campos.



PARTILHAR:

«Propostas excessivamente centralistas»

«Os números pecam por defeito»