Trata-se de um programa variado e eclético com mais de cem atividades, que promete não deixar ninguém em casa. Música, teatro, exposições, dança e desporto, entre muitas outras propostas, animarão os meses de verão em Vila Real.

O mês de junho, por tradição o mês mais forte da animação de verão, traz grandes concertos em cartaz. Assim, no dia de 13, dia de Santo António, padroeiro da cidade, a Praça do Município será palco de um inesquecível concerto com António Zambujo.

Na véspera, dia 12, as já habituais Marchas de Santo António descem a Avenida, com a participação das juntas de freguesia e coletividades aderentes.

A Feira de Gado de Santo António com o Concurso Nacional de Gado Maronês é outro dos pontos altos deste dia. Sendo Vila Real conhecida como a cidade dos três Santos Populares, o São João e o São Pedro não poderiam ficar esquecidos.

O Centro Histórico volta em 2016 a encher-se com as cores, os cheiros e a animação característicos da noite de São João, onde as sardinhas e os manjericos não irão faltar.

O São Pedro, a 29 de junho, vai ser festejado ao som do fado com Ana Moura, num grande concerto a fechar a programação do mês de junho.

O Rock Nordeste’16 é o evento em destaque em julho, com a música jovem a invadir o Parque Corgo nos dia 1 e 2, com nomes como Orelha Negra, Linda Martini, Paus, Noiserv, Best Youth e muitas mais surpresas.

O despique de bandas filarmónicas que este ano põe frente a frente a Banda de Portela e a Banda de Sanguinhedo, no Jardim da Carreira, é outro dos momentos muito aguardados pelo público.

A Festa do Emigrante, a 10 de agosto, volta também à Praça do Município para homenagear os muitos emigrantes que por esta altura do ano regressam para uns merecidos dias de descanso.

Nos meses de julho e agosto as festas trazem ainda propostas como Sons ao Largo, no Largo da Capela Nova, e Jardins Musicados, nos jardins públicos da cidade.

O regresso das corridas ao mês das Festas da Cidade e a realização do arraial na noite de São Pedro são outras das novidades.

O Presidente da Câmara Municipal, Rui Santos, por ocasião da apresentação do programa da animação de verão referiu que “é intenção do Município continuar a apostar na animação como fator catalisador de visitantes e da economia”, com particular atenção ao comércio no centro histórico.

Recorde-se que o centro histórico, nos últimos anos, tem sido o ponto central de muitas atividades de animação, com especial destaque para a realização da Feira de Santo António, que veio dar uma nova vida ao coração da cidade.

As Festas da Cidade continuam a ser um dos acontecimentos marcantes do verão de cada ano em Vila Real. Entre junho e agosto muito há para ver e para fazer, pois em Vila Real verão é sinónimo diversão e animação ao ar livre.
Foto: José Sousa


Galeria de Fotos


PARTILHAR:

Festival Literário presta tributo a Mário Péricles

Iniciados dos Montes de Vinhais homenageados