O Governo já escolheu o consórcio ao qual vai entregar a concepção, construção e exploração dos 30 quilómetros da auto-estrada do Marão, entre Amarante e Vila Real, incluindo um túnel de 6,7 quilómetros, que será o maior do país, num investimento total que ascende a 375 milhões de euros, e com lugar a pagamento de portagens.

O vencedor do concurso é liderado pela Somague Itinere - Concessões de Infraestruturas, SA, e inclui ainda a MSF Concessões SGPS, SA e a Moniz da Maia, Serra e Fortunato - Empreiteiros, SA. Segundo Paulo Campos, secretário de Estado das Obras Públicas, \\"já está decorrer a audiência prévia dos concorrentes, em que estes têm dez dias úteis para se pronunciar sobre a proposta de adjudicação efectuada pela comissão de apreciação propostas\\". O governante acrescentou que \\"se os concorrentes não trouxerem para o processo nada que justifique alterar a decisão, proceder-se-á à adjudicação em definitivo num prazo que não ultrapassará as duas semanas\\".

A empreitada inclui a concepção, construção, aumento do número de vias, financiamento, exploração e conservação. A nova alternativa ao IP4, inaugurado em 1993, e no qual já perderam a vida 250 pessoas, atravessa os municípios de Amarante, Baião, Peso da Régua e Vila Real. Na serra do Marão, mais concretamente entre Padronelo e a Campeã, será construído um túnel com duas galerias (uma em cada sentido) e com várias ligações entre si.

Luís Bastos, presidente da Associação de Utilizadores do IP4 lembrou que \\"apesar do processo contar já com alguns atrasos, esta notícia é a concretização de um sonho e uma reivindicação muito antiga das populações, pois a construção da auto-estrada é única opção possível para acabar com os acidentes mortais no IP4, uma estrada que revela o esquecimento a que a região foi votada durante muitos anos\\".

O secretário de Estado Paulo Campos considera que \\"é a primeira vez que um processo de adjudicação demora só 13 meses, pois graças às novas regras conseguimos que a decisão fosse mais rápida do que é normal\\".

Ricardo Martins, deputado do PSD, recorda que \\"o lançamento do concurso atrasou-se nove meses. Isto já implicou a derrapagem do prazo de conclusão para 2012, em vez de Agosto de 2011. Ou seja, este encurtamento do prazo do concurso, ainda que positivo, não é suficiente para compensar o atraso inicial. Esperamos que não haja mais atrasos, entretanto\\".

O presidente da Câmara Municipal de Vila Real, Manuel Martins, espera que \\"quer o governo quer a concessionária percebam que as portagens deverão ser colocadas em Parada de Cunhos, porque quem segue para o Porto deve pagar mas quem vai para a Universidade ou para o Hospital Central e circula dentro do perímetro urbano não deverá pagar qualquer portagem, a exemplo que acontece em Amarante\\". Até porque, acrescenta, \\"a estrada do Marão termina em Parada de Cunhos e sempre nos prometeram que a ligação para Bragança seria em regime de SCUT (sem custos para o utilizador).

Ligação a Bragança

Também a auto-estrada transmontana, que consiste na continuação da A4 mas após Vila Real, até à fronteira de Quintanilha, em Bragança, deverá estar concluída em 2012. Neste caso, o concurso internacional está na fase de avaliação das propostas apresentadas por seis consórcios, num total de 44 empresas portuguesas e espanholas. No total, este prolongamento da A4 vai ter 132 quilómetros e vai custar mais de 750 milhões de euros. Ambas integram um pacote de oito concessões, todas a lançar durante 2008, num total de 1.650 quilómetros.



PARTILHAR:

Armas eram transformadas

Sub-região nega