O Conselho de Ministros decidiu, na semana passada, que a concessão IP4 seja, a partir de agora, denominada Itinerário Principal nº4 (IP4)-Auto-Estrada Transmontana.

A nova definição é fundamentada pelo Governo na premissa de \\"dar prioridade ao sector das obras públicas onde se integra o desenvolvimento do Plano Rodoviário Nacional, adequando-o às novas centralidades rodoviárias\\", lê-se no documento exalado após a reunião.

Assim, o troço Amarante- Bragança-Quintanilha fica abrangido por aquela denominação, o que significa que o processo para a cobrança de portagens anunciado pelo actual Governo para as vias do Interior continua de pé.

A concessão do IP4 -auto estrada Transmontana tem cerca de 130 quilómetros. Segundo o Decreto-Lei agora aprovado pelo Conselho de Ministros, o Itinerário Prinicpal nº3 (IP3) fique a pertencer à concessão IP3/IC12- auto-estradas do Centro.

Continuação de IP e de IC

Igualmente, o diploma garante que irá prosseguir a construção da rede dos principais itinerários principais e itinerários complementares já projectados e a execução de projectos da rede de auto-estradas nacionais às redes transeuropeias, urgindo, assim, \\"a definir novas concessões\\".

Refira-se, ainda, que no mesmo pacote foram adoptadas, também, as novas designações IP8- Baixo Alentejo e IP2- Alto Alentejo.



PARTILHAR:

Está livre de perigo

Fartos de promessas