Esclareça-se, de entrada, que não se trata de mais um livro de Nuno Canavez, mas, sim, de um livro novo daquele livreiro antiquário portuense, que, como os anteriores, em cuja temática, aliás, este se insere, vai ser de muita utilidade para quem quiser saber mais sobre a riquíssima história, tradições, culturas e costumes das regiões de Trás-os-Montes e do Alto Douro.

Referimo-nos à obra \"Mais subsídios para uma bibliografia sobre Trás-os-Montes e Alto Douro\", recentemente chegada aos escaparates das livrarias.

Tem o autor o privilégio e a felicidade de, na condição de livreiro antiquário, viver diariamente entre livros e manuscritos valiosos e muito interessantes.

Nenhum livro ou documento lhe passa indiferentemente pelas mãos.

No mínimo, folheia-os, para tomar conhecimento do conteúdo. Mas se dizem respeito às suas terras transmontanas, não dispensa a leitura, de fio a pavio.

E dessas leituras é que Nuno Canavez tem extraído as notas para os seus livros de investigação e história, que, de forma inteligente e dedicada, organiza alfabética e criteriosamente, com vista a facilitar a consulta aos investigadores que os possam vir a utilizar para os seus estudos e trabalhos.

Trata-se, portanto, de um livro que é uma espécie de arquivo à mão de semear de grande utilidade para investigadores, historiadores e estudantes de história local, porque os ajuda nos seus trabalhos de pesquisa e de investigação, além de que apresenta muitas vantagens para a curiosidade do leitor comum que se interessa pela historiografia, pela etnografia e pelo folclore transmontano.

Os títulos das obras referenciadas foram arrumados alfabeticamente e, para maior comodidade dos consultantes, o livro dispõe de índices temáticos e toponímicos que tornam ainda mais fácil a consulta.

A edição é da Livraria Académica.



PARTILHAR:

Bispo defende apoios para Interior

Gilberto Pintado contesta