A cantora Tereza Salgueiro dá o arranque a 12 de Junho à edição mais internacional dos Concertos de Verão do Teatro de Vila Real, que vai contar com a presença de 12 países.

O director do teatro de Vila Real, Vítor Nogueira, anunciou em conferência de imprensa a programação da edição 2010 dos \"Concertos de Verão - 7º Festival de Músicas do Mundo\", com espectáculos gratuitos todos os sábados até ao final de Agosto.

Ao todo, serão realizados 12 concertos no auditório exterior com artistas provenientes de outros tantos países.

A abertura do festival está a cargo de Tereza Salgueiro que, depois do enorme sucesso nacional e internacional com os Madredeus, tem vindo a consolidar uma carreira a solo.

Em Vila Real, a cantora vai apresentar o seu mais recente trabalho \"Matriz\", em que actua com o Lusitânia Ensemble, que foi fundado pelo violinista Jorge Varrecoso Gonçalves com o único objectivo de acompanhar a voz de Tereza Salgueiro.

Embora considere que este festival vai ser \"equilibrado do ponto de vista artístico\", Vítor Nogueira destacou ainda os dois concertos únicos que esta edição traz a Portugal, como a Fanfarra Kalashnikov (da Roménia) que actua a 19 de Junho, e o cubano Septeto Santiaguero, que sobe ao palco do auditório exterior a 10 de Julho.

Outros destaques desta edição vão para o brasileiro Ivan Lins, que partilha um projecto com o pianista André Sarbib, a cantora Cristina Branco e a banda portuguesa Anaquim, que o responsável classifica como a revelação deste ano.

O continente americano está representado de norte a sul, desde o tango argentino com os 34 Puñaladas, à nova música popular da ColÎmbia com os La Revuelta e os blues dos Estados Unidos da América (EUA) com Boo Boo Davis.

Da Europa de Leste chega o grupo multinacional Lafra, que junta músicas da Croácia, Bulgária e Hungria.

Os espanhóis Dúmbala Canalla fundem os sons balcânicos e ciganos com música de taberna e catalã, enquanto que os franceses Le Madeleines revelam influências da Jamaica, do Oriente, de África e da música tradicional dos Pirinéus.

Com um orçamento de 70 mil euros, o director disse esperar que a edição 2010 atinja os 12 mil espectadores da edição anterior.

O teatro de Vila Real já assegurou apoios comunitários, através do Programa Operacional do Norte (O Novo Norte -- ON.2) para financiar as edições de 2011 e 2012, o que, frisou, proporciona \"algum conforto\".



PARTILHAR:

Adeus revoltado a idosa asfixiada

«Vai decorrer nos moldes previstos»