As câmaras de Chaves e de Valpaços estão a projectar a construção de um aeródromo comum, que deverá nascer em terrenos situados no limite dos dois concelhos, entre o Alto do Barracão (Valpaços) e Vila Nova de Monforte (Chaves).

Segundo o presidente da autarquia flaviense, João Batista, o projecto para a construção da infra-estrutura já foi mandado elaborar e deverá ser candidato à terceira convocatória do programa comunitário Interreg.

Outro passo já dado para a futura construção foi o pedido de reconhecimento de interesse público da obra em sede de Assembleia Municipal de ambas as autarquias, no sentido da posterior desafectação de alguns terrenos necessários à sua construção, que se encontram integrados nos regimes de Reserva Ecológica Nacional e Agrícola.

No plano do Exército

A Câmara de Chaves já providenciou também que a área em causa fosse incluída no programa de actividades de 2005 do Exército, no que toca ao combate contra incêndios, o que permitirá, desde logo, a limpeza dos terrenos que irão ser utilizados para a construção da pista com 2500 metros.

No entanto, a ideia de construir um aeródromo comum para Chaves e Valpaços não é novidade. O protocolo de colaboração para a construção de uma pista intermunicipal foi uma das últimas iniciativas do Executivo do PS em Chaves, em Setembro de 2001. No entanto, nessa altura, o PSD, liderado pelo agora presidente da autarquia, contestou a localização definida pelas duas autarquias.

Mudança de opinião

Na altura, João Batista defendia a sua construção na freguesia de Redondelo, local para onde, argumentavam, já existiam estudos de operacionalidade, realizados há 12 anos. Mas, além do facto de já existir trabalho feito, que, segundo João Batista, poderia traduzir-se em \"visíveis economias de tempo e dinheiro\", o PSD defendia que em Redondelo o aeródromo iria beneficiar da proximidade com o IP3.

O que fez, então, agora, João Batista mudar de opinião? \"Na altura não estava prevista nenhuma ligação directa do IP3 a Valpaços, agora, ela existe, a partir do nó de Vila Verde da Raia\", justifica o autarca, acrescentando também que vai ser melhorada a actual ligação entre os dois concelhos.



PARTILHAR:

Espaços estão sujos e a degradar-se

Cenas da vida real