Os cuidados intensivos do hospital de Bragança tinham no dia de hoje zero doentes com covid-19, depois de uma redução progressiva no último mês que se verifica também ao nível da enfermaria, atualmente com 10 doentes internados.

A informação foi avançada hoje pelo enfermeiro-diretor da Unidade Local de saúde (ULS) do Nordeste, Urbano Rodrigues, com a indicação de que “ao dia de hoje a situação está bastante calma” nos três hospitais da região, nomeadamente Bragança, Mirandela e Macedo de Cavaleiros.

Apenas o hospital de Bragança, o principal da região tem a resposta de cuidados intensivos que chegaram a estar lotados, com um aumento de oito para 21 camas.

“Ao dia de hoje estamos com zero doentes”, indicou o responsável.

O enferimeiro-diretor concretizou que os serviços hospitalares da região estiveram “bastante mal” nos meses de janeiro e fevereiro, o que obrigou ao reforço também de camas em enfermaria, mas onde a lotação nunca esteve esgotada.

“O internamento em enfermaria ocorre nos três hospitais da região que, nesta segunda-feira, tinham internados um total de 10 doentes com covid-19”, segundo o responsável.

A redução tem sido progressiva e, segundo Urbano Rodrigues, a ULS do Nordeste está já a fazer “a reforma e a reorganizar as camas tanto de covid, como de cuidados intensivos”.

Segundo disse, já foram reabertos alguns serviços no hospital de Bragança, como a cirurgia e ortopedia, que nos últimos meses estiveram concentrados nos outros dois hospitais da região.

Os números dos novos casos de infeção pelo novo coronavírus no distrito de Bragança também têm vindo a descer nas últimas semanas.

Depois de terem ultrapassado um pico com mais de mil casos ativos, no último boletim oficial, de sexta-feira, restavam 59 casos por toda a região.

O enfermeiro-diretor da ULS do Nordeste falava à margem da campanha “Juntos Somos mais Fortes”, iniciativa da Associação Comercial, Industrial e Serviços de Bragança (ACISB) em colaboração com a União da Instituições Particulares de Solidariedade Social do Distrito de Bragança (UIPSSDB).

A campanha consistiu na colocação de corações elaborados pelas IPSS no gradeamento do hospital de Bragança, como forma de homenagem aos profissionais de saúde e de lembrar à população que é necessário continuar alerta, como salientou a presidente, Maria João Rodrigues.

Foto: Diário de Trás-os-Montes



PARTILHAR:

CCDR inicia auscultações para criar "base alargada de envolvimento" a Norte

Termas de Chaves pedem inclusão do setor no plano de desconfinamento