A administradora das Termas de Chaves defendeu hoje a reabertura da atividade termal, por estar em causa um serviços de saúde, lamentando que este setor não tenha sido incluído no plano de desconfinamento do Governo.

“Parece que as termas foram novamente esquecidas neste plano de desconfinamento. Não constam em nenhuma das fases [anunciadas pelo Governo] e daí a nossa indignação. Já achava que não deviam ter encerrado novamente, por prestarem um serviço de saúde”, explicou à agência Lusa a administradora das Termas de Chaves, no distrito de Vila Real, Fátima Correia Pinto.

A responsável lembrou que áreas da saúde como clínicas médicas, de medicina dentária ou de fisioterapia mantiveram a atividade durante o segundo confinamento iniciado em janeiro, ao contrário do setor do termalismo, apesar de ter “tratamentos para efeitos de saúde”.

“Há pessoas dependentes [dos tratamentos] para se sentirem melhor, por exemplo aquelas com doenças crónicas. As pessoas estão ansiosas para fazer esses tratamentos, mas não conseguimos dar resposta”, apontou.

Fátima Correia Pinto defendeu que a reabertura deve ser incluída antecipadamente numa das fases de desconfinamento para que as termas se possam preparar.

“Precisamos de ter pelo menos ter uma noção, porque temos que cumprir um plano analítico da água, durante três semanas consecutivas. Temos também que dar resposta aos nossos clientes, que continuam a ligar para saber quando podem iniciar os tratamentos e ainda não sabemos responder”, sublinhou.

A administradora das Termas de Chaves garantiu ainda que o setor está preparado para reabrir tal como fez em junho de 2020, após o primeiro confinamento iniciado em março.

“A verdade é que não houve casos nem surtos que justificassem não estar agora no plano de desconfinamento”, atirou.

O termalismo em Chaves tem também influência na economia local, com diversos hotéis e pensões instalados nas imediações da infraestrutura, assim como a restauração.

“A maior parte dos hotéis e pensões estão encerrados e dependem das termas. A reabertura irá permitir dinamizar a economia local”, alertou.



PARTILHAR:

Não há doentes nos cuidados intensivos de Bragança

População de águia real com maior densidade no Douro Internacional