O presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) inicia hoje um ciclo de auscultações a personalidades, instituições e empresários nortenhos, visando “uma base alargada de envolvimento regional nas principais políticas e dossiês da instituição”.

Em nota enviada à agência Lusa, a CCDR-N explica que, ao longo destas rondas, António Cunha pretende ouvir 16 personalidades e mais de duas dezenas de instituições e empresários da região Norte, num formato de fóruns informais.

“Estes encontros têm como pano de fundo o novo ciclo da Política de Coesão da União Europeia, para o horizonte 2021/2027, e a definição de novas estratégias nacionais e regionais para a aplicação desse próximo pacote de ajudas comunitárias, incluindo o Plano de Recuperação e Resiliência [PRR] português”, explica a CCDR-N.

Entre as personalidades confirmadas nestes eventos estão Valente de Oliveira, Braga da Cruz, Silva Peneda, Isabel Pires de Lima, Sobrinho Simões, Katty Xiomara, Miguel Cadilhe, entre outros.

Os reitores das universidades do Minho, do Porto, de Trás-Os-Montes e Alto Douro, os presidentes os institutos politécnicos de Bragança, de Viana do Castelo e do Porto, o presidente da Associação Empresarial de Portugal e o diretor-geral do INL - Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia são algumas das instituições e empresários que aderiram à iniciativa.

Estão também confirmados nestes ciclos informais o diretor-geral da Fundação Casa da Música, o presidente do Conselho de Administração do Teatro Nacional São João, a administradora executiva do Teatro Circo de Braga, S.A, o presidente da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal, o da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes e o do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto.

“Nos contactos que estabelecerá, António Cunha apresentará a visão e apostas da estratégia “NORTE 2030”, aprovada a 30 de dezembro de 2020, assim como a recente participação pública da Comissão Permanente do Conselho Regional do Norte relativa à proposta de PRR”, refere a CCDR-N.

Com estas auscultações, acrescenta o comunicado, o presidente da CCDR-N espera poder “aprofundar” o reconhecimento das prioridades da estratégia regional e a sua “incorporação” em diversos setores e âmbitos de atuação, como a investigação e o desenvolvimento tecnológico, as indústrias exportadoras, o turismo, o agroalimentar e os vinhos, a cultura e a criatividade, entre outros.

O Conselho Regional do Norte voltará a reunir em 30 de março, tendo na agenda o próximo ciclo de ajudas comunitárias à Região Norte.



PARTILHAR:

Folar de Valpaços com venda online para potenciar negócios

Não há doentes nos cuidados intensivos de Bragança