Com organização conjunta do Clube Motard de Chaves e do Motocruzeiro de Bragança, a caravana do nacional de Freestyle rumou até Chaves, onde se disputou a sétima e derradeira prova do campeonato. E, nem mesmo o já virtual campeão nacional da modalidade, Humberto Ribeiro, faltou à \"chamada\", brindando o público transmontano presente no aeródromo de Chaves com um verdadeiro \"show\" de acrobacias e manobras arriscadas que levaram os cerca de 1.500 espectadores ao delírio.

Não foi, por isso, de admirar que a exibição de Humberto Ribeiro, piloto natural das Caldas da Rainha, fosse coroada com a vitória na prova. De resto, a prova de Chaves foi o espelho do que sucedeu durante toda a temporada, já que Humberto Ribeiro, que defendia o título conquistado em 2001, nunca teve adversários à altura, vencendo todas as provas do trofeu.

Mas, se a questão do título estava já \"arrumada\", o mesmo não acontecia com os restantes lugares da classificação, factor que levou a que apenas dois dos habituais oito pilotos que disputam o campeonato não tivessem marcado presença em Chaves. Domingos \"Arrepiado\", campeão nacional em 2000, garantiu o segundo lugar em Chaves, que lhe deu, também, o mesmo posto na classificação final. O lugar mais baixo do podium ficou nas mãos de NMH Pina, enquanto o piloto de Vila Pouca de Aguiar, Filipe \"Show\", garantia o quarto posto.

Apesar do espectáculo proporcionado pelos pilotos, a prova de Chaves chegou a estar em risco de não se realizar, uma vez que a empresa espanhola com quem a organização tinha contratado a colocação de grades de segurança não compareceu no local. Perante tal situação, a Federação Nacional de Motociclismo (FNM) recusou-se a autorizar a prova, situação que só foi \"desbloqueada\" com a colaboração da PSP de Chaves e da Câmara Municipal de Montalegre, que cederam as grades de segurança para colocar no local da prova.

Ironia dos destinos, a FNM, que anteriormente se havia manifestado \"agastada\" perante a inexistência das grades de segurança, no final, acabaria por considerar a prova de Chaves como uma \"das melhores do campeonato, sobretudo dadas as características e as condições do local onde foi colocada a pista [aeródromo de Chaves]\". Os dirigentes da Federação garantiram ainda que irão desenvolver todos os esforços no sentido de que o campeonato nacional do próximo ano volte a passar por Chaves.



PARTILHAR:

Alijó, Chaves, Régua e Valpaços

Raul Maria Pereira vai ser homenageado